Sugestões de leitura

Os anjos bons da nossa natureza. Por que a violência diminuiu -Steven Pinker, Editora Companhia das Letras - 2013

Em Os anjos bons da nossa natureza, o psicólogo Steven Pinker trata do declínio da violência. Segundo o autor, essa ideia desperta ceticismo porque estamos predispostos a acreditar que vivemos em uma época violenta, alimentada pela mídia, que segue o lema “se tem sangue, dá audiência”. Numa empreitada que envolve história, ciências sociais e psicologia, o autor constrói uma teoria robusta e coerente para provar sua tese. Dividida em seis momentos históricos (a fixação do homem na terra, o fim da Idade Média, o Iluminismo, pós Segunda Guerra Mundial, a Declaração Universal dos Direitos do Homem e o fim da Guerra Fria), a obra conta como quatro “anjos” bons da mente humana (a empatia, o autocontrole, o senso moral e a razão) estão vencendo a luta contra os seus “demônios” (a predação, a dominância, a vingança, o sadismo e a ideologia).


Democracia. Estudos em homenagem ao Prof. Siqueira Castro - Vânia Siciliano Aieta, Editora Lumen Juris - 2006

O livro foi escrito em homenagem aos estudos do professor doutor Carlos Roberto Siqueira Castro, abordando a infidelidade partidária como uma forma de lesão à democracia, em função da qual é devida a perda do mandato eletivo ao infiel. Trata-se de tese elaborada para a defesa de doutoramento da autora em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).



Cora Corujita

Ação de incentivo à leitura

A Cora Corujita é a mascote da ação de incentivo à leitura da biblioteca do TSE. Seu objetivo é incentivar o gosto pela leitura literária. Ela estará sempre voando pela Revista Eletrônica com indicações de leitura e dicas para nossos pequenos leitores.

A Cora Corujita indica:


O trem da amizade - Wolfgang Slawski, Editora Brinque-Book - 1998

O trem da amizade trata das relações de amizade que vão se formando na infância. O personagem Artur ficava na estação de trem todos os dias esperando que alguém viesse visitá-lo. Até que um dia, cansado de esperar, resolveu pegar o trem para outra cidade na esperança de lá encontrar suas visitas. E, nessa viagem, ele descobriu coisas interessantes sobre amizade.


A maldição do Horrendo - Anna Fienberg, Editora Brinque-Book - 2006

Num certo povoado, todos eram mal-educados e rudes, exceto Horrendo, que era incapaz de maltratar ou xingar alguém. Como sempre acontecia, um dia os piratas, que eram muito grosseiros, atacaram a vila para levar todos os meninos de 12 anos para seus navios, inclusive Horrendo. Lá, coisas surpreendentes aconteceram a partir da chegada de Horrendo e seus amigos.