Sugestões de leitura

A luta pelo direito - Rudolf  Von Ihering, Editora Forense - 2011

Rudolf Von Ihering (1818-1892) foi um prestigioso jurista alemão de grande influência no Ocidente. Sua obra A Luta Pelo Direito – elaborada a partir de uma conferência que realizou na Sociedade Jurídica de Viena em 1872 – foi reeditada doze vezes em dois anos e traduzida para outros 26 idiomas. No livro, o autor defende que a paz, fim último do homem, somente poderá ser alcançada por meio da luta pelo direito. Afirma, ainda, que o sacrifício faz parte da conquista dos direitos da humanidade e que a luta pelo direito contribui para o progresso, a ordem e a prosperidade de uma nação.

 

Liberdade para as ideias que odiamos - Anthony Lewis, Editora Aracati - 2011

Em “Liberdade para as ideias que odiamos”, Anthony Lewis faz uma biografia da Primeira Emenda à Constituição americana. Acredita-se que a liberdade de pensamento e expressão existente nos Estados Unidos provenha da Primeira Emenda cujo texto, entre outras coisas, estipula que o Congresso não fará nenhuma lei que restrinja a liberdade de expressão ou da imprensa. Contudo o autor demonstra que essas catorze palavras não podem por si sós explicar a grande liberdade existente nos Estados Unidos. Na obra, Lewis discorre sobre casos judiciais que constituíram marcos na expansão das liberdades e analisa o modo como a Suprema Corte as avaliou em relação a outros direitos. Importante registro sobre o tema. Leitura obrigatória para estudiosos do Direito e do Jornalismo, sendo acessível e interessante para todos que quiserem se informar.

 

Cora Corujita

Ação de incentivo à leitura

A Cora Corujita é a mascote da ação de incentivo à leitura da biblioteca do TSE. Seu objetivo é incentivar o gosto pela leitura literária. Ela estará sempre voando pela Revista Eletrônica com indicações de leitura e dicas para nossos pequenos leitores.

A Cora Corujita indica:

 

Mensagem para você - Ana Maria Machado, Editora Atica - 2008

Um grupo de cinco alunos tira a nota mais alta da classe num trabalho sobre o Egito. O curioso é que a parte mais elogiada pelo professor apareceu misteriosamente no texto, sem que ninguém do grupo a tenha inserido. Em seguida, os alunos começam a receber mensagens estranhas e precisam descobrir qual a origem dessas mensagens.

 

O pato, a morte e a tulipa - Wolf Erbruch, Editora Cosac Naify - 2009

No livro, a morte conhece um pato, e a partir daí surge uma amizade incomum. Com o pato, a morte aprende a aproveitar um pouquinho da vida, perdendo, assim, a noção do tempo. Por meio da história, o autor ajuda a entender melhor o que é a morte.