Brasil Eleitor

Apresentadora com painel Brasil eleitor ao fundo.

No ar desde agosto de 2004, centenas de programas Brasil Eleitor foram produzidos e veiculados na TV Cultura, TV Justiça e outras 39 emissoras públicas e privadas de todo o país.

A proposta da revista eletrônica semanal é traduzir para o eleitor os conceitos, leis, decisões e fatos históricos relacionados à construção do Estado democrático de direito. Além disso, o Brasil Eleitor busca levar as ações da Justiça Eleitoral à população, estimular a cidadania e o voto consciente.

O Brasil Eleitor acompanha o trabalho do TSE, em Brasília, e dos 27 tribunais regionais eleitorais em todo o país, mostrando as inovações adotadas a cada pleito para que o cidadão escolha seus candidatos com rapidez e segurança.

A Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TSE é responsável pela produção, elaboração e divulgação do programa. Na TV Justiça, o programa é exibido todo domingo às 21h30; às segundas-feiras ao meio-dia; e às quartas-feiras às 20h30, horário de Brasília.

O programa desenvolveu uma linguagem simples para falar de leis que, normalmente, são de difícil entendimento para a grande maioria do público. A formatação do programa contempla a prestação de serviços — informando de maneira didática sobre regras das eleições, prazos importantes para a inscrição, transferência e regularização do título de eleitor — séries, reportagens e quadros fixos.

Os programas produzidos a partir de setembro de 2009 estão disponíveis no canal de vídeo do TSE e podem ser acessados pela página da Agência de Notícias.

Fonte: Brasil, Tribunal Superior Eleitoral. Relatório de Gestão 2007. Brasília: TSE, 2008.

Links:

Emissoras que veiculam o Brasil Eleitor