Mais de 15 milhões de eleitores estão filiados e podem concorrer nas Eleições 2014

Fachada da nova sede do TSE. Foto: Nelson Jr./ASICS/TSE

Já está disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no sistema Filiaweb, a lista com os dados atualizados dos 15.264.775 eleitores filiados a partidos políticos até outubro deste ano. A filiação é uma das exigências para se concorrer às Eleições 2014. 

Além dos nomes dos eleitores filiados, as relações contêm a data de filiação e o número dos títulos e das seções eleitorais em que cada um está inscrito.

A legenda com o maior número de filiados é o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB): 2.355.183 (15,42%) inscritos. O Partido dos Trabalhadores (PT) ocupa a segunda posição, com 1.589.574 (10,41%) filiados. As agremiações que têm o menor número de inscritos são as duas que conseguiram o registro no TSE em 24 de setembro deste ano: O Solidariedade conta com 4.808 (0,031%) filiados e o Partido Republicano da Ordem Social (PROS) filiou 4.461 (0,029%) eleitores.

Duplicidade

Os partidos encaminharam a lista de filiados ao TSE em outubro, como determina a Lei nº 9.096/1995 (Lei dos Partidos Políticos). Após receber a relação dos filiados, a Justiça Eleitoral pesquisou as duplicidades, ou seja, identificou as pessoas que estavam ligadas a mais de uma legenda, o que não é permitido pela legislação eleitoral.

Os identificados com dupla filiação foram notificados pela Justiça Eleitoral para informar à qual legenda estariam efetivamente associados. Já os partidos  também foram notificados sobre os casos de dupla filiação existentes na legenda, mas somente ao consultarem o próprio sistema Filiaweb.

Após essa conferência, a Justiça Eleitoral detectou 31.135 duplicidades, o que resultou na lista final dos 15.264.775 filiados.

Consulte os filiados no Filiaweb.

Consulte as estatísticas de filiação partidária.

Consulte a lista atualizada de filiados por partido e unidade da Federação.

GA/SF, LC

Últimas notícias postadas

Recentes