Biometria: quatro estados e o DF encerram 3ª fase do recadastramento na próxima semana

Dedo feminino no leitor biométrico.

Assista à reportagem sobre o tema.

Ouça matéria de rádio.

A terceira etapa do recadastramento biométrico será concluída em mais quatro estados (Bahia, Pará, Pernambuco e Piauí) e no Distrito Federal na próxima semana. Até o momento, dos mais de 14,4 milhões de eleitores de 463 municípios de 24 estados e do DF convocados nesta etapa, 11.112.430 (78,15%) já se recadastraram. Segundo dados do sistema ELO da Justiça Eleitoral desta sexta-feira (28), apenas o Rio Grande do Norte encerrará esta fase da revisão eleitoral na segunda semana de abril. Todos os cidadãos recadastrados serão identificados pelas impressões digitais nas Eleições 2014.

Na Bahia, a revisão biométrica será concluída na segunda-feira (31) em quatro cidades: Canavieiras, Encruzilhada, Ribeirão do Largo e Una. Na terça (1º), o recadastramento será encerrado nos municípios de Barra do Rocha, Ibirataia e Ipiaú. Ao todo, 29 cidades baianas participaram da revisão eleitoral nesta etapa. Foram convocados 474.903 eleitores e, até o momento, já se recadastraram 337.078 (70,98%). Mais informações podem ser obtidas no site do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA): www.tre-ba.jus.br.  

Já no Distrito Federal, dos 1.863.884 eleitores convocados, 1.547.762 (83,04%) já fizeram a revisão biométrica. O recadastramento no DF ocorrerá até a próxima segunda (31) e poderá ser feito em qualquer uma das unidades de atendimento, na segunda, das 8h às 18h, e no sábado e no domingo, das 8h às 14h. Consulte o site do TRE-DF para mais informações: www.tre-df.jus.br.

No Pará, das sete cidades participantes da biometria nesta fase, apenas duas ainda não concluíram a revisão: Capitão Poço e Castanhal. Os eleitores desses municípios que ainda não se recadastraram podem fazê-lo até o dia 5 de abril nos cartórios eleitorais locais, das 8h às 17h. Até o momento, dos 601.515 cidadãos convocados no estado, 480.005 (79,80%) já fizeram o recadastramento biométrico. Outros dados podem ser consultados na página do TRE-PA na internet: www.tre-pa.jus.br.

No Piauí, todas as oito cidades participantes desta etapa da revisão eleitoral concluirão os procedimentos na próxima segunda (31). São elas: Cajueiro da Praia, Ilha Grande, José de Freitas, Luís Correia, Nazária, Oeiras, Parnaíba e Teresina. Dos 732.795 eleitores convocados, 584.863 (79,81%) regularizaram sua situação perante a Justiça Eleitoral. O atendimento neste final de semana será feito em horário estabelecido pelos cartórios locais. Saiba mais no site do TRE-PI: www.tre-pi.jus.br.

O dia 31 de março também é o prazo para que os eleitores de 23 cidades pernambucanas façam o recadastramento biométrico: Afogados da Ingazeira, Altinho, Araripina, Arcoverde, Barreiros, Custódia, Escada, Garanhuns, Goiana, Ibirajuba, Igarassu, Ipojuca, Itaíba, Itambé, Moreno, Palmares, Petrolândia, Recife, Salgueiro, São José da Coroa Grande, São Vicente Ferrer, Serra Talhada, Timbaúba.

Nesses municípios, o atendimento será feito neste sábado (29), conforme o horário de cada posto, e no domingo (30) não haverá plantão. Já na segunda (31), os postos estarão abertos até as 18h. Até esta sexta-feira (28), dos 2.222.836 eleitores das 35 cidades do estado de Pernambuco convocados para esta etapa da revisão biométrica, 1.657.897 (74,58%) fizeram o recadastramento. Mais informações no site do TRE-PE: www.tre-pe.jus.br.

Documentos e restrições

Para se recadastrar, o eleitor deve comparecer em uma das unidades de atendimento da Justiça Eleitoral da sua cidade portando documento oficial de identificação, o título (se possuir) e um comprovante de residência. Quem não se recadastrar terá o título cancelado e estará sujeito a certas restrições, tais como não poder tirar passaporte, não conseguir financiamento em instituição de crédito pública e não poder ser empossado em cargo público.

Confira abaixo as localidades que concluirão a revisão biométrica na próxima semana:

Bahia – dia 31/03: Canavieiras, Encruzilhada, Ribeirão do Largo e Una; dia 1º/04: Barra do Rocha, Ibirataia e Ipiaú.

Distrito Federal – dia 31/03: todo o DF.

Pará – dia 05/04: Capitão Poço e Castanhal.

Pernambuco – dia 31/03: Afogados da Ingazeira, Altinho, Araripina, Arcoverde, Barreiros, Custódia, Escada, Garanhuns, Goiana, Ibirajuba, Igarassu, Ipojuca, Itaíba, Itambé, Moreno, Palmares, Petrolândia, Recife, Salgueiro, São José da Coroa Grande, São Vicente Ferrer, Serra Talhada, Timbaúba.

Piauí – dia 31/03: Cajueiro da Praia, Ilha Grande, José de Freitas, Luís Correia, Nazária, Oeiras, Parnaíba e Teresina.

LC/DB

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido