Brasil Eleitor: TSE leva informação aos eleitores internautas por meio das redes socais

Brasil Eleitor

O Tribunal Superior Eleitoral leva informação e prestação de serviços a todos os cidadãos, inclusive aos internautas, que podem contar com as redes sociais como o Facebook, o microblog Twitter e o YouTube para ficar por dentro do que acontece na Justiça Eleitoral. Com o hashtag “vempraurna” e o mote “Seu voto vale o Brasil inteiro”, a fanpage oficial do tribunal no Facebook , por exemplo, dá um recado aos eleitores brasileiros, especialmente aos jovens: votar é um exercício de cidadania e é por meio do voto que os brasileiros podem se fazer ouvir. Este é um dos destaques do programa Brasil Eleitor que vai ao ar na TV Justiça, neste domingo (30), às 20h30.

O programa mostra ainda que, de olho nos eleitores do futuro, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais realizou eleições em dez escolas públicas da capital para eleger vereadores mirins. Os 41 alunos eleitos vão representar os colégios em que estudam na Câmara Municipal de Belo Horizonte.

No Mato Grosso, o Brasil Eleitor vai mostrar que a biblioteca do Tribunal Regional Eleitoral é um refúgio para estudiosos. Na biblioteca, que atende a um público muito variado, que vai de estudantes a magistrados, é possível encontrar mais de quatro mil livros.

Em São Paulo, o programa destaca que jovens estudantes participaram do projeto “Visitas Monitoradas” e assistiram à palestra sobre o papel da Justiça Eleitoral, aprenderam sobre a história das eleições e ainda conheceram o Plenário, onde são realizadas as sessões de julgamentos do tribunal.

Série Urna

O nono episódio da “Série Urna” vai mostrar que o processo eletrônico de votação brasileiro é referência em todo o mundo e que é comum países estrangeiros enviarem representantes ao Tribunal Superior Eleitoral para conhecer a urna eletrônica. Quase 200 delegações internacionais já acompanharam a realização de eleições brasileiras.

Tira Dúvidas

A equipe do Brasil Eleitor foi à Praça dos Três Poderes em Brasília para responder perguntas dos cidadãos sobre o processo eleitoral. No quadro Tira Dúvidas, a especialista em Direito Eleitoral Marilda Silva explica quais são as punições para o crime de compra de votos e as hipótese em que pode haver prisão de eleitores.

Alcance

O Brasil Eleitor é produzido sob a supervisão da equipe de jornalismo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sendo transmitido por 40 emissoras de TV de todo o país.

O programa também está disponível no canal oficial do TSE no YouTube, no endereço www.youtube.com/justicaeleitoral.

Confira os dias e horários de reprise do Brasil Eleitor pela TV Justiça: segunda, às 9h; quarta, às 18h; quinta, às 9h; e sexta, às 5h.

GA

 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido