Glossário Eleitoral Brasileiro disponibiliza diversos verbetes para consulta

Glossário Eleitoral Brasileiro disponibiliza diversos verbetes para consulta

Glossário Eleitoral Brasileiro

O Glossário Eleitoral Brasileiro contém mais de 300 verbetes de termos usados pela Justiça Eleitoral, com informações históricas, referências e ilustrações. O serviço pode ser acessado pelo cidadão no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet em link específico.

Com o Glossário Eleitoral, o TSE divulga para a população conceitos, definições, referências doutrinárias e informações históricas sobre os sistemas e processos eleitorais brasileiros.

Outra meta do Glossário é propagar informações sobre a Justiça Eleitoral para conscientizar eleitores e futuros eleitores sobre a importância do voto e o valor de sua participação, como cidadãos, na vida política do país. O serviço foi desenvolvido pela Seção de Legislação da Secretaria de Gestão da Informação do TSE .

Verbetes

Ao consultar o Glossário, o internauta toma conhecimento de que mesários são os cidadãos, convocados ou voluntários, que trabalham na mesa receptora de votos ou de justificativa eleitoral, quando da realização de uma eleição. Atuam tanto no primeiro como no segundo turno.

Também é possível se informar, por exemplo, que a certidão de quitação eleitoral é o documento emitido pelo juiz eleitoral, por meio de consulta ao Cadastro Nacional de Eleitores, que certifica o cumprimento, pelo eleitor, de suas obrigações legais junto à Justiça Eleitoral.

Confira aqui a íntegra do Glossário Eleitoral Brasileiro .

EM/JP

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido