Senado realiza sessão solene em comemoração aos 70 anos de reinstalação da Justiça Eleitoral

Senado realiza sessão solene em comemoração aos 70 anos de reinstalação da Justiça Eleitoral

Justiça Eleitoral 70 Anos

O Senado Federal realiza nesta segunda-feira, dia 1º de junho, às 11h, sessão solene especial em comemoração aos 70 anos de Reinstalação da Justiça Eleitoral. O evento acontece no Plenário da Casa legislativa e contará com a presença do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, do presidente do Congresso, Renan Calheiros, e demais autoridades dos Três Poderes da República.

A Justiça Eleitoral foi criada em 1932 e teve suas atividades interrompidas durante o Estado Novo (1937-1945), na Era Vargas. Em 1945, com a saída de Getúlio Vargas do poder e o início de um período de redemocratização do país, houve a criação do novo Código Eleitoral, a reinstalação da Justiça Eleitoral e ocorreram eleições diretas para presidente da República e Congresso Nacional.

O decreto presidencial (Decreto-Lei nº 7.586) de 28 de maio de 1945 restabeleceu o TSE, com as características que detém atualmente, para atuar como órgão máximo da Justiça Eleitoral, passando a funcionar no Rio de Janeiro (RJ), onde permaneceu até 1960, quando foi transferido para Brasília (DF), com a mudança da capital do país.

Para o senador Romero Jucá (PMDB/RR), autor do requerimento administrativo que solicitou a sessão solene, comemorar os 70 anos de reinstalação da Justiça Eleitoral é reconhecer o valor do sufrágio universal como princípio básico da consolidação da democracia. “Significa, acima de tudo, concretizar a vontade do povo, fortalecendo o Estado Democrático de Direito”, disse.

IC/JP

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido