Implantação de reformas eleitorais é tema da reunião interamericana no RJ

X  Reunião Interamericana  de Autoridades Eleitorais

A primeira sessão plenária da X Reunião Interamericana de Autoridades Eleitorais discutiu a implantação de reformas, tendências regionais e experiências específicas relacionadas às eleições nos países do continente Americano. O debate, que aconteceu na tarde de hoje (19), foi moderado pelo chefe da divisão de cooperação da Comissão de Veneza do Conselho da Europa, Serguei Kouznetsov, e relatado pelo ministro do TSE Henrique Neves.

Pela manhã, logo após a abertura do evento, foi realizada uma conferência sobre o contexto político da América Latina e do Caribe, proferida pelo secretário para a promoção da democracia da Organização dos Estados Americanos (OEA), Francisco Guerrero Aguirre.

Durante todo evento, também ocorre uma feira tecnológica da qual o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) participa com espaço de demonstração da urna eletrônica e também do kit biométrico, equipamento utilizado para colher as digitais e fotografar os eleitores que serão identificados biometricamente no dia das eleições.

A X Reunião Interamericana de Autoridades Eleitorais, que acontece hoje e amanhã (20) no Rio de Janeiro, está sendo realizada pela primeira vez no Brasil. A programação termina às 18h desta sexta-feira. O encerramento ficará a cargo do secretário-geral da OEA, Luis Almagro Lemes e do presidente do TSE, ministro Dias Toffoli.

O encontro, organizado pelo TSE e pela OEA, é dedicado a promover o intercâmbio de conhecimentos e práticas bem-sucedidas entre as instituições que organizam e validam eleições no continente. Autoridades de 32 órgãos de gestão eleitoral de 22 países participam desta edição da reunião.

GA/JP

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido