Presidente do TSE participa de seminário nos Estados Unidos sobre o uso da tecnologia em eleições

Presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, durante pronuciamento em 03.10.2014

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, participa do seminário “Democracia Reiniciada – O Futuro da Tecnologia em Eleições”, que ocorre nesta sexta-feira (9) em Washington, capital dos Estados Unidos. O ministro falará no painel “Novas democracias, nova tecnologia”, que abordará o aumento do uso bem-sucedido da tecnologia em países em desenvolvimento, como a Índia e o Brasil, em contraponto com experiências que não obtiveram o êxito esperado registradas nos Estados Unidos, Irlanda e Holanda. A viagem é realizada sem qualquer ônus para o Tribunal.

O convite para a participação brasileira partiu do Atlantic Council, entidade organizadora do seminário e que se dedica a promover lideranças construtivas e engajamento em questões internacionais, no que acredita ser o papel da comunidade atlântica em desafios globais. Fundado em 1961 e sediado na capital norte-americana, o Atlantic Council é considerado um grupo de reflexão em temas de relações internacionais, conduzindo programas em segurança internacional e prosperidade econômica global.

Giuseppe Dutra Janino, secretário de tecnologia da informação do TSE, também estará presente no evento que reúne personalidades como Madeleine Albright, ex-Secretária de Estado americano, Susan Molinari, ex-deputada e atual vice-presidente para políticas públicas e assuntos governamentais do Google, Pat Merloe, diretor de eleições dos Estados Unidos e o ex-ministro da informação da Índia, Manish Tewari.

Palestra

O ministro Dias Toffoli apresentará um panorama do processo eleitoral brasileiro em 2014, mostrando números que fazem do Brasil a quarta maior democracia do mundo, com quase 143 milhões de eleitores. A natureza jurisdicional e administrativa da Justiça Eleitoral também será demonstrada em sua palestra, além da explicação sobre a uniformidade e abrangência nacional da legislação eleitoral brasileira, uma vez que os Estados não têm competência normativa sobre a organização das eleições.

O presidente do TSE falará, ainda, sobre a experiência bem-sucedida de quase 20 anos da Justiça Eleitoral brasileira com o sistema eletrônico de votação. O ponto de partida da sua análise serão as falhas que ocorriam no processo eleitoral considerado “tradicional”, sobretudo quanto a lentidão da apuração e as fraudes no manuseio dos votos manuais. Por fim, serão demonstradas a segurança, confiabilidade e eficiência do sistema atualmente adotado no país, com especial ênfase aos mecanismos de segurança e conferência que são disponibilizados pela urna eletrônica, permitindo realizar a auditoria da eleição.

Agenda

Nesta quinta-feira (8), o presidente do TSE se reúne com o presidente da Fundação Internacional para Sistema Eleitorais (IFES), Bill Sweeney e com o diretor do Centro para Pesquisas Aplicadas e Treinamento, Chad Vickery.

Na terça (13), antes de embarcar de volta para o Brasil, está prevista uma visita a Suprema Corte dos Estados Unidos e, após, um encontro com Nestor Mendez e Francisco Guerrero, secretário-adjunto e secretário para o fortalecimento da democracia da Organização dos Estados Americanos (OEA), respectivamente.

RG/JP

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido