Ministro Gilmar Mendes participa do 68º encontro do Colégio de Presidentes dos TREs

COPTREL TRE-PR

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, participou nesta sexta-feira (22), do 68º encontro do Colégio de Presidentes dos TREs (Coptrel). O evento reúne os dirigentes dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais do país na sede do TRE do Paraná, para tratar de temas relacionados à Justiça Eleitoral e às Eleições Municipais 2016.

Durante o evento, o ministro falou sobre os desafios do pleito deste ano devido às novas regras eleitorais estabelecidas pela Reforma Política (Lei 13.165/2015) e ressaltou a importância do compartilhamento de boas práticas e de uma gestão participativa junto aos TREs.

Sobre as boas práticas, ele destacou a solução “Pardal” desenvolvida pelo TRE do Espírito Santo e que será disponibilizada aos cidadãos durante as eleições, em forma de aplicativo. O software irá permitir ao eleitor atuar como agente fiscalizador do processo eleitoral, denunciando eventuais irregularidades cometidas pelos candidatos.

“Nós discutimos com os colegas do TSE, em Brasília, e há um certo consenso de que deveríamos fortalecer normativamente a adoção desse software no Brasil como um todo, considerando as peculiaridades inclusive dessas eleições”, declarou.

 

 

JP/RC

 

 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido