Alunos do curso de Secretariado da Faculdade Processus assistem à sessão plenária do TSE

Ministro Gilmar Mendes com estudantes da faculdade Processus durante sessão do TSE

Cerca de 60 alunos do curso de Secretariado da Faculdade Processus, em Brasília (DF), tiveram a oportunidade de conhecer nesta terça-feira (24) as dependências do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Eles assistiram à sessão solene de posse de Rosa Weber como ministra efetiva da Corte e à sessão plenária de julgamentos. Ao final dos trabalhos do Plenário, o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, posou para uma fotografia com os estudantes. Esta foi a primeira visita de um grupo de alunos do curso de Secretariado à Corte.

O professor Franklin Andrejanini, que acompanhou os estudantes na visita, explica que em algumas turmas da faculdade, devido ao “link” com o estudo para concursos públicos, é feito o estudo dos regimentos dos tribunais. “Neste semestre, decidimos trabalhar o regimento do TSE e o Direito Eleitoral, pela importância cívica, pelo ‘link’ com o Direito Constitucional. Então, hoje, é o fechamento da matéria, quando os alunos vêm conhecer o Tribunal e assistir a uma sessão, a uma sessão solene, com a posse de uma ministra, e ver como é o Tribunal por dentro. Eles estão muito animados”, disse.

Já a aluna Gláucia Braga Rocha, do 3º semestre, espera que o encontro contribua para o seu aprimoramento acadêmico. “Acho muito importante a iniciativa do TSE de abrir as portas para os estudantes conhecerem o Tribunal. É muito importante mesmo, porque a gente vê de fato o acontecer, não ficamos limitados simplesmente a uma sala de aula. O ‘ver acontecer’, como funciona, agrega bastante ao nosso conhecimento”, destaca.

O programa

O TSE abre suas portas, semanalmente, para a visita de estudantes universitários dos cursos de Direito. No entanto, esta foi a primeira vez que a Corte recebeu alunos do curso de Secretariado.

O agendamento das visitas deve ser feito com antecedência mínima de cinco dias, por ofício, e-mail () ou fac-símile (61 3030-9906), que devem ser enviados à Assessoria de Cerimonial da Presidência.

A solicitação deverá conter os seguintes dados: o nome da instituição e do curso; a relação nominal dos visitantes, com os respectivos números de documento de identificação; o semestre ou ano que está sendo cursado pelo grupo; a data desejada, o motivo da visita; e o nome e o telefone de contato do responsável.

LC/TC


ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido