TRE-PA sedia 38° Encontro de Corregedores da Justiça Eleitoral

XXXIII Encontro do Colégio de Corregedores da Justiça Eleitoral

A Corregedoria Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) realiza de hoje (19) até sexta-feira (20) o 38º Encontro do Colégio de Corregedores da Justiça Eleitoral. No primeiro dia do evento, o foco dos participantes foi a adesão de tecnologias para a melhoria das atividades jurisdicionais e assim dinamizar a atuação das corregedorias.

“É o momento para resolver nossas demandas internas de forma presencial, sentindo o calor do debate, trocando experiências e conhecimento frente a frente. Essa é a oportunidade de trazermos as formas de facilitar nosso trabalho e de nos tornarmos mais eficientes”, discursou a Corregedora Regional Eleitoral, Desembargadora Célia Regina de Lima Pinheiro, que também é Presidente do Colégio de Corregedores da Justiça Eleitoral.

Pela manhã foram realizadas quatro apresentações sobre sistemas que facilitam a gestão e acompanhamento bem como ampliam a eficiência das zonas eleitorais no desempenho de suas atividades, seja na tramitação de processos judiciais ou no cadastro de eleitores. “A informatização é uma necessidade de extrema urgência, pois, ela possibilita a agilização dos procedimentos, padroniza a fiscalização e ajuda bastante na identificação de erros. Então são importantes ferramentas de gestão”, ressaltou o Corregedor Regional Eleitoral de Rondonia (CRE-RO), Desembargador Walter Waltenberg da Silva Júnior.

Foram ministradas palestras sobre o Portal da Transparência, apresentada pelo TRE-RO; Sistema Infodip – Módulo de Sanções, pelo TRE-PR; Sistema Justifica apresentado pelo TRE-SC; e Georreferenciamento das Zonas Eleitorais, conduzido pelo TRE-MA.

Na segunda metade da manhã, a equipe do Maranhão (MA) abordou o Sistema de Georreferenciamento de Zonas Eleitorais para acompanhamento do cadastro biométrico e planejamento de eleições. “É uma ferramenta para você fazer o acompanhamento de todo trabalho que os TREs realizam de forma eficiente e em tempo real, podendo ser utilizado inclusive por meio de smartfones, com esse sistema é possível saber qual o nível em que o atendimento está sendo feito, qual a solução aplicada para cada atendimento, entre outras movimentações” explicou o Corregedor Eleitoral do MA, Raimundo José Barros de Souza.

O evento continua na parte da tarde com os debates e definições de propostas com os representantes da Corregedorias Regionais. Seguindo para a abertura oficial com a Orquestra Sinfônica de Belém, no Teatro da Paz.

DF, com informações da Assessoria de Comunicação do TRE-PA

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido