Aplicativo da Justiça Eleitoral fornece instruções e orientações para os mesários das Eleições 2016

Logomarca Eleições 2016

Os mesários que trabalharão no segundo turno das Eleições Municipais 2016, neste domingo (30), contam com uma ferramenta para buscar instruções e orientações sobre o seu papel e atribuições no dia do pleito. Desenvolvido pela Justiça Eleitoral para dispositivos móveis (iOS e Android), o aplicativo “Mesários” pode ser baixado gratuitamente nas lojas on-line Google Play e Apple Store.

A ferramenta tem diversas informações para quem foi convocado ou se voluntariou para atuar como mesário nas Eleições 2016, tais como: procedimentos a serem executados na seção eleitoral no dia da eleição; dicas e soluções; calendário com datas importantes; e um “Quiz” com três níveis de dificuldade, para que o mesário possa testar seus conhecimentos. O App também indica o caminho para acessar conteúdos on-line, como manuais e vídeos de treinamento.

Os mesários têm papel fundamental para o bom andamento do processo de votação. Eles podem exercer diversas funções. Nas eleições deste ano, assim como em pleitos anteriores, esses colaboradores receberam treinamento específico da Justiça Eleitoral, a fim de que possam solucionar eventuais dúvidas ou questionamentos que venham a surgir no dia da votação, dentro de sua alçada de atribuições.

O presidente é a maior autoridade da seção, responsável por manter a ordem no recinto, iniciar e encerrar a votação e digitar o número do título do eleitor no microterminal, entre outras atribuições. Já o 1º e o 2º mesários são encarregados, por exemplo, de localizar o nome do eleitor no caderno de votação, colher sua assinatura e entregar o comprovante de votação. O secretário, por sua vez, tem como principal função preencher a ata da mesa receptora de votos, relacionando as ocorrências registradas no dia.

Ao trabalhar como mesário o cidadão está praticando um ato de cidadania, por contribuir para o processo eleitoral democrático. Além disso, o mesário obtém alguns benefícios: dispensa do serviço pelo dobro dos dias prestados à Justiça Eleitoral; auxílio-alimentação para o dia da eleição; créditos em disciplinas de cursos em instituições de ensino superior, se conveniadas com os Tribunais Regionais Eleitorais; vantagem de desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral; e vantagem de desempate em outros concursos públicos, se houver previsão em edital.

Acesse também o Canal do Mesário.

Aplicativos

A Justiça Eleitoral disponibilizou diversos aplicativos para dispositivos móveis – smartphones e tablets (Android e IOS).

Conheça aqui os aplicativos da Justiça Eleitoral para as Eleições 2016.

LC/BB

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido