Núcleo Socioambiental do TRE do Amapá fecha parceria e intensifica coleta de embalagens

Adesão à campanha de coleta reforça ações sobre critérios e práticas de sustentabilidade

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), através do seu Núcleo Socioambiental, acaba de fechar uma parceria com a empresa TerraCycle, que viabiliza a coleta de embalagens de creme dental e esponjas, dentro dos prédios central e anexo, objetivando a reciclagem e a destinação final sem agressão ao meio ambiente.

A parceria foi resultado do esforço da servidora Teciane Dias, lotada na SGP, que cadastrou o Núcleo, e um time de coleta, para a devida habilitação ao envio de produtos coletados. “A TerraCycle tem vários programas de reciclagem, dentre eles, escolhemos dois para trabalhar no TRE por entendermos que seriam os produtos de maior volume: a reciclagem de produtos de saúde bucal e esponjas de uso doméstico”, completa a servidora.

Como funciona

O cadastro do time de coleta é feito gratuitamente no site da Terracycle, e as empresas parceiras (no caso Colgate e Scotch-Brite) pagam pelo envio e reciclagem dos resíduos.

O envio requer um quantitativo mínimo arrecadado - para produtos de saúde bucal o peso mínimo é 5kg e, para as esponjas, o mínimo de 500g para envio. Quando devidamente coletado, é solicitada uma autorização para o envio do produto, via correios, sem nenhum custo para o Tribunal.

Ações

Segundo a presidente do Núcleo Socioambiental, Silvana Benício, a adesão à campanha de coleta reforça uma série de ações que atentam para critérios e práticas de sustentabilidade. No TRE-AP, o ponto de coleta fica localizado no hall do térreo, no edifício-sede (em frente a SAMO). 

Alguns cuidados são necessários, antes de depositar os materiais: como separá-los antes de colocar nos coletores e ter a certeza de que o produto não contém resto de alimentos.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRE-AP

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido