TSE cancela sessão de julgamento desta quinta em razão do falecimento do ex-ministro José Gerardo Grossi

Presidente da Corte expressa pesar pela perda do colega

Ex-ministro do TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) comunica o cancelamento da sessão ordinária de julgamento marcada para a manhã desta quinta-feira (10), tendo em vista a coincidência de horário entre a sessão e o velório do eminente ex-ministro José Gerardo Grossi. Ministros da Corte Eleitoral comparecerão à cerimônia de despedida do jurista.

Grossi lutava contra um câncer no pulmão e faleceu nesta quarta-feira (9) em sua residência, em Brasília (DF). Atuou como ministro substituto na Corte de 1994 a 1996 e, posteriormente, de 2002 até tornar-se ministro efetivo pela classe dos advogados de 2006 a 2008.

Aos 85 anos, era um dos advogados mais importantes e atuantes do Distrito Federal, onde vivia desde os primeiros anos de sua carreira. Mineiro de Abre Campo, foi professor da Universidade de Brasília (UnB) e conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Era conhecido pelo amplo domínio dos estudos jurídicos, bem como por seu humor refinado.

Serão realizados dois velórios em homenagem ao jurista. O primeiro acontecerá nesta quarta-feira (9), das 18h às 21h, na sede da OAB/DF. O segundo será amanhã (10), às 9h, no Cemitério Campo da Boa Esperança, em Brasília. O enterro está marcado para as 11h desta quinta-feira (10).

Leia abaixo a íntegra da nota de pesar do presidente da Corte Eleitoral, ministro Luiz Fux, pelo falecimento do jurista:

 Nota de pesar

“O país perdeu hoje um de seus mais ilustres cidadãos, o decano da advocacia José Gerardo Grossi. Um nome de contribuição singular para as mais variadas áreas do Direito brasileiro.

Valioso colaborador desta Corte Eleitoral, onde desempenhou com louvor a função de ministro, José Gerardo Grossi foi não só um precursor na defesa do Estado democrático de Direito, mas também um defensor intransigente dos pilares de uma sociedade pautada por princípios e valores constitucionais.

Apresento meus sentidos votos de pesar a familiares e amigos neste momento de aguda comoção pela perda desse colega querido, um brasileiro que sempre inspirou admiração, afeto e respeito nos lugares por onde passou.”

Ministro Luiz Fux

Presidente do TSE

 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido