Audiência pública proporciona interação entre a Justiça Eleitoral e a população de Imperatriz-MA

Audiência pública proporciona interação entre a Justiça Eleitoral e a população de Imperatriz-MA

Fachada do TRE-MA

A comunidade de Imperatriz-MA esteve reunida na última sexta-feira (10) com o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) na Associação Comercial para tirar dúvidas, fazer críticas e dar sugestões sobre as Eleições 2012. Ainda durante a audiência pública, os presentes puderam assistir a um painel acerca dos 80 anos de criação da Justiça Eleitoral.

“Apesar de sermos uma Justiça nova, se comparada à Justiça Comum, já avançamos muito, pois atuamos, constantemente, para aperfeiçoar o processo eleitoral, buscando garantir aos cidadãos o pleno exercício de seus direitos políticos”, discursou a presidente do TRE-MA, desembargadora Anildes Cruz.

José Bernardo Rodrigues, vice-presidente, corregedor e ouvidor do TRE-MA, demonstrou como o processo eleitoral avançou da cédula de papel para o voto com identificação biométrica, pontuando os momentos mais relevantes dessa história. “São 80 anos de cidadania”, destacou o desembargador, que também respondeu a inúmeros questionamentos da plateia.

“Ouvir é sempre importante. Todos nós estamos muito satisfeitos com esta louvável iniciativa do TRE de ir até o povo e dar a visão da realidade do planejamento das Eleições”, disse Marcos Antonio Oliveira, juiz da 92ª Zona e diretor do Fórum Eleitoral de Imperatriz.

Do TRE estavam à disposição para tirar dúvidas e dar explicações, além dos membros da corte, os servidores Gualter Gonçalves, Raimunda Mendes, Roberto Magno Frazão e Flávio Braga, que responderam às questões relativas às urnas, prestação de contas, propaganda eleitoral e legislação.

Segurança

O  desembargador Froz Sobrinho, membro substituto do TRE, designado coordenador de Segurança, se reuniu com a Secretaria Estadual de Segurança e o Exército para alinhar como será executado o trabalho preventivo em relação à segurança nestas Eleições.

“Já definimos que o Estado do Maranhão será dividido em quatro áreas-base, onde forças de segurança ficarão prontas para agir, inclusive com o apoio de aeronaves para deslocamento. Também já identificamos 12 municípios em que há a necessidade de presença de tropas federais. Este pedido será encaminhando ao TSE e aguarda-se que seja autorizado”, resumiu Froz Sobrinho.

Portaria

O juiz titular da Vara da Infância e da Juventude de Imperatriz, Delvan Tavares Oliveira, baixou Portaria nº 05/2012, vedando a contratação de crianças e adolescentes para trabalho de divulgação de candidaturas, tais como sacudir bandeiras e distribuir santinhos de candidatos a cargos eletivos em ruas, esquinas ou praças de qualquer cidade ou povoado dos municípios que integram a comarca de Imperatriz.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social TRE-MA

 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido