TRE-AP aprecia pedido de força federal para quatro municípios do Amapá

TRE-AP aprecia pedido de força federal para quatro municípios do Amapá

faixada do prédio do TRE-AP

O Plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) apreciará na sessão administrativa desta segunda-feira (3) o pedido de requisição de força federal para os municípios de Calçoene, Oiapoque, Ferreira Gomes e Pedra Branca do Amaparí.

Os juízes das zonas eleitorais justificam a necessidade de reforço nas localidades por serem áreas de fronteira com a Guiana Francesa e de difícil acesso. Apontam ainda a existência de comunidades indígenas, zonas de garimpo e assentamentos de agricultores que geram entre si toda sorte de conflitos. A força federal, seja na modalidade de apoio logístico ou na de segurança, visa garantir a normalidade da votação e apuração do resultado das eleições 2012.

Segundo Cláudio Xavier, assessor de Planejamento e de Gestão Estratégica do TRE-AP, o governador Camilo Capiberibe foi consultado sobre a possibilidade da força policial do Estado garantir a segurança durante o pleito.

Em resposta por ofício, foi comunicado ao TRE-AP que “a Polícia Militar está em condições de garantir a lei e a ordem pública durante as eleições municipais de 2012 e ainda que o trabalho ocorrerá aos moldes de pleitos eleitorais anteriores. A PM-AP irá reforçar os efetivos dos municípios do interior do Estado com policiais que atuam na capital”.

Caso o pedido de requisição da força federal seja aprovado pela Corte no Amapá, a solicitação seguirá para apreciação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Assessoria de Comunicação Social do TRE-AP

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido