Ministro Marco Aurélio encerra ano judiciário do Tribunal Superior Eleitoral

Ministro Marco Aurélio encerra ano judiciário do Tribunal Superior Eleitoral

Sessão de encerramento do ano judiciário

Assista ao vídeo da sessão.

Ao encerrar, nesta quinta-feira (19), o ano judiciário de 2013, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio, informou que o Plenário do Tribunal julgou 3.049 processos. Em breve balanço, relatou que foram distribuídos aos integrantes da Corte 4.909 processos sendo que, desses, houve ao menos a primeira decisão de mérito, de caráter individual, em 6.506 processos. Ao final, foram 10.666 decisões.

Ainda de acordo com o presidente do TSE, foram realizadas, neste ano, 76 sessões ordinárias, 51 administrativas, quatro sessões extraordinárias jurisdicionais, uma extraordinária administrativa e duas sessões solenes, em um total de 134 sessões.

O presidente do TSE desejou a todos – ministros, advogados, servidores e ao vice-procurador-geral  eleitoral, Eugênio Aragão – boas festas e a recuperação das forças perdidas durante o ano. Em nome do colegiado, o vice-presidente, ministro Dias Toffoli, retribuiu os votos, desejando que “todos nós possamos retornar energizados para o próximo ano”.

O vice-procurador aderiu aos votos dos ministros e lembrou que “teremos, diante de nós, um ano que vai ser bem trabalhoso e vamos precisar dessa energia”, referindo-se às eleições gerais de 2014.

O representante do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (Ibrade), Luís Gustavo Motta Severo da Silva,  registrou que a edição da maioria das resoluções referentes às eleições de 2014 em dezembro de 2013 “é muito importante, pois desde logo já temos uma sinalização de como devemos orientar os clientes e como devem agir a partir de 1º de janeiro do ano das eleições”.  O prazo estipulado legalmente para que todas as resoluções estejam prontas é o dia 5 de março do ano da eleição.

A partir desta sexta-feira (20) até 31 de janeiro de 2014 – período do recesso forense (20 de dezembro a 6 de janeiro) e férias coletivas dos ministros –, os prazos processuais no Tribunal ficarão suspensos, conforme estabelecido pela Portaria do TSE nº 680.

A primeira sessão plenária do ano de 2014 será realizada no dia 3 de fevereiro, uma segunda-feira, às 19h.

BB/SF, LC

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido