Ministra do TSE ressalta a importância da presença feminina em espaços de tomada de decisão

Em evento no TRE do DF, Maria Claudia Bucchianeri destacou as iniciativas da Justiça Eleitoral para ampliar a participação das mulheres na política

Evento TRE-DF - 06.03.2023

A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Maria Claudia Bucchianeri destacou, nesta segunda-feira (6), em evento comemorativo à Semana da Mulher realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF), que o “Judiciário deve ser o catalisador do processo de inclusão tardio das mulheres nos espaços de tomada de decisão da sociedade brasileira”. O encontro foi transmitido ao vivo pelo canal do TRE-DF no YouTube.

A iniciativa do Regional do DF teve como objetivo trazer a debate a importância da inserção da mulher nos mais diversos setores da política e do trabalho. O evento ainda abordou a necessidade de que a parcela masculina da sociedade defenda a participação da mulher em todas as atividades cotidianas.

“É sempre relevante discutir esse tema, mas que esse engajamento não seja apenas entre a parcela de 53% de mulheres [da sociedade]. Precisamos dos homens, e que eles nos ajudem a assumir os nossos espaços, para trazer mais justiça e equidade à ascensão de mulheres também nos espaços de poder”, ressaltou a magistrada.

Expectativa

A ministra Maria Claudia também lembrou que diversas ações são realizadas na Justiça Eleitoral sobre o tema, principalmente para incentivar o aumento da participação política de mulheres negras, transexuais, indígenas e com deficiência.

Nesse sentido, ela citou as atividades da comissão TSE Mulheres e da criação, por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE/TSE), de um banco de talentos com mulheres especialistas em Direito Eleitoral, capacitadas a promover o entendimento sobre o processo eleitoral em todo o país.

O evento

O encontro contou com a presença do presidente do TRE-DF, desembargador Roberval Belinati; da presidente da Comissão de Participação Institucional Feminina da Justiça Eleitoral do Distrito Federal, Karen Fontenele; da juíza do Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT) Fabriziane Zapata; e de comunicadores e servidores do Tribunal Regional.

TP/LC, DM

Leia mais:

28.02.2023 - Em evento, ministra do TSE afirma necessidade de romper invisibilidade das mulheres

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido