TRE-PB mantém proibição de comícios na eleição de Soledade

TRE-PB mantém proibição de comícios na eleição de Soledade

Fachada do TRE-PB durante a noite

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), na sessão desta quinta-feira (29), manteve a proibição de realização de comícios, passeatas e carreatas pelos candidatos a prefeito na eleição suplementar de Soledade, a partir desta sexta-feira (30) até o dia da eleição (1º de setembro), que fora inicialmente determinada pelo juízo zonal de Soledade.

A matéria foi apreciada em sede de mandato de segurança apresentada pela coligação 'Unidos pela Vontade do Povo” (PT, PP, PMDB, PR, PTC, PV e PEN), que tem como candidata a prefeita Vânia Maria Ouriques Leal Barros (Vânia de Ivanildo). Apesar de poder decidir monocraticamente, o juiz-relator Tércio Chaves de Moura preferiu levar a decisão para apreciação da Corte Eleitoral, a fim de evitar futuros agravos de instrumento. 

Seguindo parecer oral do Procurador Regional Eleitoral, Duciran Farena, o pleno do TRE-PB decidiu, por maioria, manter as portarias nº 05/2013 e 08/2013, respectivamente editadas pelas juízas eleitorais Bárbara Bortolucci e Isabelle Braga Guimarães (substituta), que disciplinavam adaptações ao calendário eleitoral no que se refere à propaganda de rua. Os juízes Breno Wanderley e Sílvio Pélico Porto apresentaram voto divergente. 

Para o relator Tércio Chaves de Moura, que também apresentou voto oralmente, os argumentos apresentados nos considerandos de cada portaria são suficientes para atestar a necessidade da decisão. “Só a magistrada zonal, que é responsável pela eleição municipal, tem condições de avaliar o acirramento político na cidade. Também é certo que os atos de propaganda eleitoral não podem se sobrepor a outros igualmente relevantes”, disse. 

Conforme as portarias, “repetidas vezes houve confusões, brigas e conflitos que impediram o livre acesso dos transeuntes e veículos na BR-230 dentro dos limites da rua principal de Soledade” e, como “o município de Soledade é pequeno em sua zona urbana, dois eventos no mesmo dia perturbam o sossego público”. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social TRE-PB

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido