Presidente do TSE lamenta falecimento do ministro Aldir Passarinho

Ministro Marco Aurélio preside sessão do TSE

Assista à reportagem sobre o tema.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio, lamentou, ao abrir a sessão plenária desta terça-feira (29), o falecimento do ministro aposentado Aldir Passarinho, ocorrido hoje, aos 93 anos. O magistrado presidiu o TSE em 1989.

O ministro Marco Aurélio registrou pesar e tristeza com o falecimento de Aldir Passarinho, que integrou o extinto Tribunal Federal de Recursos (TFR), o TSE e o Supremo Tribunal Federal (STF), onde também foi presidente. Na Presidência do TSE, Aldir Passarinho “atuou com zelo, considerada a coisa pública”, disse o ministro Marco Aurélio. “Falo, creio, em nome dos colegas, quanto ao sentimento de pesar, e as condolências serão consignadas nos anais do Tribunal e transmitidas aos familiares”, completou.

O vice-procurador-geral Eleitoral, Eugênio Aragão, associou os pêsames do Ministério Público à morte do ministro. Afirmou ter uma relação pessoal com a família do ministro aposentado por ter trabalhado com a viúva, Yesis Passarinho, no Conselho Federal de Educação. “Foi uma pessoa extraordinária, com humanismo e sensibilidade, e com uma elegância muito grande no trato. É uma perda inestimável”, disse.

Pela classe dos advogados, falou Sérgio Silveira Banhos, presidente do Conselho Fiscal do Instituto Brasileiro de Direito Eleitoral (Ibrade). “Todos nós nutrimos admiração e carinho pelo ministro Passarinho”, sustentou.

BB/DB

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido