Primeiro pavimento

Uma grande claraboia localizada no telhado ilumina o Salão dos Caixas. Nesse espaço, destacam-se o piso de ladrilho hidráulico colorido e as bases das colunas revestidas de granito preto e de mármore bege escuro polidos. Também sobressaem, entre as colunas, os guichês de ferro fundido.

O cofre, localizado ao fundo do salão, possui porta de ferro fundido, armários em seu interior, também de ferro, com trabalho em rendilhado nas portas, que se repete no arco suporte do teto. O acesso ao porão, onde fica o cofre propriamente, dá-se por escada helicoidal de ferro fundido.

Salão Central

O salão central do prédio abriga a pintura mural de Pedro Peres, datada de 1900, intitulada O Brasil animado – o trabalho, a indústria, o comércio, a navegação, a instrução [Libertação de 1900], com dimensão de 4m x 6m.

Nascido em Lisboa, Pedro José Pinto Peres (1850-1923) integrou a Academia Imperial de Belas Artes, sob a orientação do grande pintor e professor Victor Meirelles. Em 1879, tornou-se conhecido ao expor a pintura A Elevação da cruz, exposta atualmente no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro/RJ.