Bieje desta semana traz o tema propaganda eleitoral na Internet

Especialista em Direito Eleitoral fala sobre Internet e campanhas eleitorais

Logo EJE 2016

Com a proliferação das redes sociais, é notória a transição da forma de utilizar a Internet nas campanhas eleitorais.  O que mudou em relação à propaganda eleitoral na Internet para as Eleições 2018? Essa questão é respondida pelo advogado especialista em Direito Eleitoral Gustavo Severo no Bieje desta semana.

As inovações trazidas pela Lei nº 13.488, aprovada recentemente pelo Congresso Nacional, dizem respeito especialmente à realização de propaganda eleitoral, sobretudo na Internet. Dadas as grandes mudanças no tocante ao uso das redes sociais no Brasil e no mundo, quase que em substituição à TV, rádio e jornais impressos, a reforma política contemplou novas formas de realizar a propaganda eleitoral, quebrando paradigmas tidos como certos previamente já para vigorar em 2018.

A principal mudança é a autorização de propaganda paga na Internet realizada por candidatos e partidos e coligações, antes expressamente proibida, e há critérios para que isso ocorra. É vedado a cidadãos que não são candidatos realizar propaganda de forma paga – o chamado impulsionamento de conteúdo, ou anúncio patrocinado na mídia digital. Porém, está claramente autorizado a esse cidadão fazer campanha em suas redes sociais.

Além disso, a contratação do anúncio pago deve ser feita diretamente com provedores, não com empresas de publicidade, visando a transparência entre os veículos de comunicação e a Justiça Eleitoral. Por fim, o impulsionamento deve ser feito para beneficiar a candidatura, coligação ou partido – daí infere-se que não pode ser feito para criticar o candidato.

É notório que as mudanças empregadas pela reforma atendem a necessidades da nova ordem mundial, em que redes sociais passam a concentrar grande parte da informação e meios tradicionais, como rádio e TV, perdem espaço. No processo eleitoral, sobretudo no que tange à propaganda eleitoral, essa substituição é crescente.

Gustavo Severo aponta a natureza dinâmica da democracia: “o país precisa de oxigenação democrática, e nada melhor que isso do que autorizar um amplo campo de debate democrático dentro da Internet, o lugar de mais fácil acesso à juventude e cidadãos em geral para a discussão de temas políticos”.

Esta edição do programa tem cerca de 10 minutos e pode ser assistida aqui.

Projeto

Destinado a orientar magistrados, candidatos, eleitores e demais interessados no Direito Eleitoral, o Bieje visa contribuir com a promoção da cidadania e a conscientização política da sociedade brasileira.

Outras informações podem ser obtidas na página da EJE na Internet.

 Assista aqui às edições anteriores do Bieje.

 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido