Presidente do TSE afirma que eleições transcorrem com tranquilidade em todo país

Mais de 147 milhões de eleitores estão aptos a votar no primeiro turno das eleições de 2018

coletiva

Em entrevista a jornalistas concedida no final da manhã deste domingo (7), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, informou que os mais de 147 milhões de eleitores aptos a votar no primeiro turno das eleições de 2018 estão comparecendo às urnas com tranquilidade. De acordo com a ministra, a votação ocorre em todo o país em clima de normalidade.

Rosa Weber fez menção especial aos visitantes de organismos internacionais que estão acompanhando as eleições no Brasil e destacou que o país tem dimensões continentais, que impactam na logística eleitoral brasileira. A ministra enalteceu o trabalho realizado pela Justiça Eleitoral em todos os municípios do território nacional e listou os números expressivos das eleições.

Respondendo às perguntas dos jornalistas, a presidente do TSE reafirmou o empenho do tribunal no combate às fake news. Rosa Weber lembrou que todos estão aprendendo a lidar com as notícias falsas e que a atuação da Corte Eleitoral para enfrentar o problema é verificável em diversas iniciativas tomadas pelo TSE desde as gestões dos ministros Gilmar Mendes e Luiz Fux.

“O TSE está entendendo esse problema que não é exclusividade do Brasil”, disse. “Nossos ministros auxiliares de propaganda estão desempenhando uma tarefa profícua no exame dos processos que chegam a esse tribunal. O Judiciário está se debruçando sob o tema para os devidos encaminhamentos e penalizações legais”, disse Rosa Weber.

Provocada a responder sobre supostos casos de fraude que estão circulando nas redes sociais, a ministra disse que todas as suspeitas que chegarem ao TSE serão analisadas com rigor, mas que é importante lembrar que nem tudo que os olhos veem e os ouvidos escutam corresponde à verdade.

Por fim, a presidente do TSE reafirmou a confiança nas urnas eletrônicas. “Nosso processo de votação eletrônico é confiável. Ele foi aperfeiçoado ao longo de 22 anos e hoje temos um sistema ágil, seguro e, o mais importante, auditável, o que nos garante a verificação de uma eventual fraude.”

Porcuradoria eleitoral

A procuradora-geral eleitoral, Raquel Dodge, também participou da coletiva. Ela falou sobre a organização do pleito e assinalou que não há improvisos no curso das eleições. Dogde informou que há, nos estados, 27 procuradores regionais eleitorais e 54 integrantes da Procuradoria Geral Eleitoral encarregados de acompanhar a propaganda no país, além de três mil promotores de Justiça convocados para atuar como promotores eleitorais.

Ela lembrou que o trabalho intenso e regular do TSE e de todos os órgãos envolvidos na realização das eleições assegura a livre expressão dos candidatos e o voto livre do eleitor.  “A Justiça Eleitoral é uma instituição de excelência que orgulha todos os brasileiros. Todo o eleitor brasileiro terá assegurado o exercício do voto com liberdade, de acordo com sua consciência e escolha”.

Além da ministra Rosa Weber e da procuradora-geral eleitoral, fizeram parte da coletiva a advogada-geral da União, Grace Mendonça, e os ministros do Tribunal Superior Eleitoral Og Fernandes, Admar Gonzaga e Tarcisio de Vieira.

HV/RR

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido