AVISO DE PAUTA: Presidente do TSE participa de Cerimônia de Lacração e Assinatura Digital dos Sistemas Eleitorais para 2019

Sistemas serão utilizados nas eleições suplementares que ocorrem a partir de março deste ano em diferentes cidades do país

Lacração

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, participa nesta quinta-feira (31), às 18h, do encerramento da Cerimônia de Lacração e Assinatura Digital dos Sistemas Eleitorais que serão utilizados nas eleições suplementares que ocorrerão em alguns municípios de diferentes estados do país a partir de março deste ano.

Iniciadas na última terça-feira (29), as atividades de lacração e assinatura digital serão concluídas nesta quinta (31).

Ao longo desse período, com o propósito de dar transparência e fortalecer a segurança do processo eleitoral, os programas computacionais do sistema eletrônico de votação são compilados diante de representantes de partidos políticos, de órgãos públicos  e de entidades da sociedade civil convidadas a comparecer ao evento.

Essas instituições têm assegurado, para fins de fiscalização e auditoria, o direito de acesso antecipado aos programas de computador desenvolvidos ou encomendados pelo TSE para uso nas eleições.

Dentre as instituições legitimadas para acompanhamento do trabalho estão a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Congresso Nacional (CN), o Supremo Tribunal Federal (STF),  o Departamento de Polícia Federal e a Sociedade Brasileira de Computação (SBC), além de universidades.

Todos os representantes das instituições convidadas podem assinar digitalmente os sistemas eleitorais, com programa próprio, para posterior verificação.

A partir das 18h do dia 31, serão gerados resumos digitais (hashes) desses programas. Posteriormente, os sistemas (fontes e executáveis) e os resumos digitais gerados são assinados digitalmente pela presidente do TSE e pelas demais autoridades presentes, gravados em mídia não regravável, lacrados e armazenados na sala-cofre do TSE.

Encerrada a cerimônia, os resumos digitais dos programas são publicados no portal do TSE para acesso e conferência a qualquer tempo por interessados. O evento desta quinta-feira ocorrerá no Espaço Multiúso do TSE, localizado no subsolo do edifício-sede. Não será necessário credenciamento de imprensa para acompanhar o evento.

 Serviço:

  • Cerimônia de Lacração e Assinatura Digital dos Sistemas Eleitorais para 2019
  • Quinta-feira (31), às 18h
  • Espaço Multiúso, subsolo do edifício-sede do TSE, Brasília-DF
ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido