Somente 0,55% do total de urnas eletrônicas foram substituídas

Somente 0,55% do total de urnas eletrônicas foram substituídas

Eleitor vota na urna eletrônica

A Justiça Eleitoral registrou a substituição de 2.257 urnas eletrônicas por urnas de contingência, correspondendo a 0,55% do total de 410.079 urnas (urnas de votação + urnas receptoras de justificativas).

O último relatório de ocorrências das Eleições 2012 mostra que em apenas duas localidades, nos Estados do Pará e Rio de Janeiro, houve substituição das urnas eletrônicas por urnas de lona, número significativamente mínimo em relação a 2010, quando 17 localidades tiveram de recorrer à votação manual em cédulas de papel.

A Justiça Eleitoral disponibilizou 502.507 urnas eletrônicas nestas eleições, assim divididas: urnas de votação (407.551); urnas de contingência (57.084); mesas receptoras de justificativas (2.528); e urnas de reserva técnica (cerca de 8,7 mil), que ficam armazenadas na sede do Tribunal Superior Eleitoral. Também foram utilizadas 25,7 mil urnas para treinamento de mesários.

As duas seções que tiveram de utilizar cédula de papel estão localizadas no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro-RJ, e na zona rural do Distrito de Arapari, município de Monte Alegre-PA.

JR

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido