Eleitores de Meruoca-CE voltam às urnas no domingo (5)
Eleitores de Meruoca-CE voltam às urnas no domingo (5)

Os 10.256 eleitores do município de Meruoca-CE, a 277 quilômetros de Fortaleza, voltarão às urnas neste domingo (5) para escolher o prefeito e o vice. O novo pleito ocorrerá porque a eleição realizada em outubro do ano passado foi anulada pela Justiça Eleitoral, uma vez que o candidato que obteve mais de 50% dos votos válidos teve o registro de candidatura rejeitado.
O candidato João Coutinho Aguiar Neto, que obteve 58,91% dos votos válidos nas eleições municipais de 2012, teve o registro indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não cabendo mais recurso contra essa decisão. Com isso, os votos recebidos pelo candidato foram anulados e Aguiar Neto ficou impedido de ser diplomado e empossado.
Segundo o Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965, artigo 224), no caso de nulidade de mais de 50% dos votos, novas eleições devem ser marcadas pelos respectivos Tribunais Regionais Eleitorais, no prazo de 20 a 40 dias a partir da decisão judicial que determinou a referida anulação. Além disso, em conformidade com resolução do TSE, os regionais devem agendar esses pleitos para o primeiro domingo de cada mês.
Na nova eleição deste domingo, concorrem ao cargo de prefeito os candidatos Manuel Costa Gomes, do Partido dos Trabalhadores (PT), e George Luiz Bernardo Martins, do Partido Humanista da Solidariedade (PHS).
Até que os novos prefeito e vice eleitos assumam suas funções, a Prefeitura de Meruoca está sendo comandada pelo presidente da Câmara de Vereadores.
Em 2013, até o momento já foram realizadas novas eleições nos dia 3 de fevereiro, 3 de março e 7 de abril em 26 municípios: Guarapari, no Espírito Santo; Novo Hamburgo, Eugênio de Castro, Triunfo, Fortaleza dos Valos, Sobradinho e Tucunduva, no Rio Grande do Sul; Balneário Rincão, Campo Erê, Criciúma e Tangará, em Santa Catarina; Camamu e Muquém do São Francisco, na Bahia; Bonito e Sidrolândia, no Mato Grosso do Sul; Caiçara do Rio do Vento e Serra do Mel, no Rio Grande do Norte; Fernão, Coronel Macedo e Eldorado, em São Paulo; Joaquim Távora, no Paraná; Diamantina, Cachoeira Dourada, São João do Paraíso e Biquinhas, em Minas Gerais; e Pedra Branca do Amapari, no Amapá.
Acesse aqui o calendário das novas eleições já marcadas.
Economia e história
Com uma população de 13.693 habitantes, conforme dados do censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Meruoca tem a economia baseada em serviços, indústria e agropecuária.
A localidade denominada Meruoca foi fundada em 1727 com a construção de uma capela em homenagem a Nossa Senhora da Conceição. Com área territorial de 150 Km², Meruoca foi elevada à categoria de município em 1957.
DL/LC
Leia mais:
29/04/2013 - Novas eleições geram gastos de mais de R$ 1,3 milhão para a Justiça Eleitoral