Palmares-PE é mais um município a inaugurar a biometria

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) inaugurou os trabalhos de recadastramento biométrico em mais um município nesta sexta-feira (1º). Desta vez, foi Palmares, na Mata Sul do Estado, que iniciou oficialmente os trabalhos no Fórum Eleitoral da cidade.
A inauguração foi feita pelo desembargador Eleitoral Janduhy Finizola, que representou o presidente do TRE-PE na solenidade. Em seu discurso, o desembargador, que já foi juiz no município, explicou aos presentes a importância da biometria, destacando a segurança e a agilidade na identificação do eleitor pelos mesários no dia da eleição. Pediu ainda a ajuda da prefeitura na divulgação, agendamento e transporte dos eleitores, salientando que "a sociedade de Palmares sempre colaborou com a Justiça Eleitoral".
O corregedor eleitoral em exercício, desembargador Heriberto Carvalho Galvão, enalteceu o trabalho do presidente Ricardo Paes Barreto na condução do processo e se disse "orgulhoso de participar desse momento", destacando que Palmares "comporta-se como uma fênix", em alusão à capacidade do município em se reerguer após a tragédia da enchente que atingiu a cidade em 2010.
O último a discursar foi o prefeito João Bezerra Cavalcanti Filho, que fez questão de lembrar que serviu à Justiça Eleitoral como mesário desde os seus 18 anos e só deixou de trabalhar nas três últimas eleições, quando foi candidato. Agradeceu as palavras dos desembargadores e elogiou a forma "imparcial, séria, competente e determinada" com que a juíza eleitoral local, Maria Cristina de Almeida, conduziu o último pleito. A prefeitura cedeu cinco servidores para auxiliar o Fórum Eleitoral nos trabalhos de recadastramento.
Também compareceram ao evento a vice-prefeita, Carolina Lyra; o presidente da Câmara Municipal, Luciano Rodrigues Filho; e a juíza eleitoral substituta, Danielle Christine Burichel. Ao final, as autoridades foram convidadas a fazer seu recadastramento biométrico, porém o prefeito e o presidente da Câmara já haviam se recadastrado anteriormente, ainda na fase piloto do processo.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRE-PE