Campanha para os jovens é destaque no Brasil Eleitor

O programa Brasil Eleitor desta semana vai apresentar a campanha Jovem Eleitor, com o tema “Eu me represento: eu voto” e o slogan “Vem para a urna”, que é uma iniciativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o objetivo de incentivar os cidadãos de 16 e 17 anos – para os quais o voto é facultativo – a tirar seu título e, assim, participar ativamente do pleito de 2014. Esta edição do programa vai ao ar na TV Justiça, neste domingo (20), às 20h30.

Campanha voto eleitor jovem em 17.10.2013

O programa Brasil Eleitor desta semana vai apresentar a campanha Jovem Eleitor, com o tema “Eu me represento: eu voto” e o slogan “Vem para a urna”, que é uma iniciativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o objetivo de incentivar os cidadãos de 16 e 17 anos – para os quais o voto é facultativo – a tirar seu título e, assim, participar ativamente do pleito de 2014. Esta edição do programa vai ao ar na TV Justiça, neste domingo (20), às 20h30.

Outra matéria vai abordar como os jovens têm usado as redes sociais para falar sobre política. Uma pesquisa revela que 85% dos internautas utilizam as redes sociais para debater e expor opiniões e este é mais um meio para se aumentar o interesse pelo tema.

A equipe do Brasil Eleitor foi à Escola de Música de Brasília para verificar se os alunos e futuros musicistas conhecem o termo desincompatibilização. Esta é mais uma expressão que pode ser consultada no Glossário Eleitoral, no Portal do TSE.

Esta edição ainda vai mostrar que o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará firmou parceria com as escolas públicas e particulares do Estado, com o intuito de convidar os alunos com 16 e 17 anos para participarem das próximas eleições levando até eles o atendimento ao eleitor. Essa ação faz parte do projeto Alistamento Eleitoral nas Escolas.

A Série Memórias da Democracia traz o depoimento do ministro Moreira Alves, ex-presidente do TSE, que presidiu o tribunal entre 1981 e 1982. O ministro lembra que, inicialmente, pensou em cursar medicina e nunca imaginou que iria chegar à Presidência do Supremo Tribunal Federal. Moreira Alves destaca momentos em sua gestão no Tribunal Superior Eleitoral, como a disputa pela sigla PTB - Partido Trabalhista Brasileiro e a definição da cédula eleitoral em 1982.

Para finalizar, o Brasil Eleitor vai mostrar a campanha “Facilite o seu Voto” realizada pelo Tribunal Regional de Minas Gerais para incentivar pessoas com deficiência e idosos com dificuldades de locomoção a exercerem a cidadania por meio do voto.

Alcance

O Brasil Eleitor é produzido sob a supervisão da equipe de jornalismo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sendo transmitido por 27 emissoras de TV de todo o país.

Pode-se assistir aos vídeos no canal oficial do TSE no YouTube, no endereço http://www.youtube.com/justicaeleitoral.

Confira os dias e horários de reprise do Brasil Eleitor pela TV Justiça: segunda, às 9h; terça, às 13h30; quarta, às 18h e quinta, às 9h.

 

GV/GA

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido