Jovem Eleitor: milhares de adolescentes de 16 e 17 anos tiraram o título na semana dedicada a eles

Durante toda esta semana, a Justiça Eleitoral brasileira incentivou os jovens de 16 e 17 anos, para os quais o voto é facultativo, a fazer seu alistamento eleitoral para exercer o direito de voto nas eleições gerais de 5 de outubro de 2014. Até as 19h desta sexta-feira (25), foram contabilizados dezenas de milhares de jovens que tiraram o título de eleitor em todo o país nesses últimos cinco dias. Na próxima semana, será divulgado o balanço completo com o número de atendimentos e adolescentes alistados.
A Semana do Jovem Eleitor teve ações especiais da maioria dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), como a realização de seminários, palestras em escolas, atendimentos itinerantes e distribuição de material gráfico, para incentivar os jovens a tirar o título de eleitor (veja abaixo um balanço preliminar das ações promovidas pelos TREs).
Nacionalmente, será veiculada até domingo (26), pelas emissoras de rádio e TV, a Campanha Jovem Eleitor, desenvolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o mote “Eu me represento: eu voto” e o slogan “Vem para a urna”. A campanha tem o objetivo de fortalecer a cidadania e estimular o interesse dos adolescentes pela política.
Compõem a campanha um teaser de rádio e um de TV, de 15 segundos cada, um filmete e um spot de rádio, de 30 segundos cada, além de cartazes distribuídos aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). No Portal do TSE na internet, está disponível o material da campanha para ser baixado gratuitamente pelos interessados.
Os jovens que ainda não tiraram o título podem procurar o cartório eleitoral até 7 de maio do ano que vem. Aqueles que têm 15 anos e completarão 16 até 5 de outubro de 2014 também podem se alistar, mas somente no próprio ano da eleição.
Confira como foram os atendimentos nesta semana pelo país:
Bahia: foram realizados atendimentos itinerantes, por meio do projeto TRE Perto de Você, em três escolas públicas da capital, Salvador, sendo atendidos 199 jovens eleitores. Em todas as visitas, a Escola Judiciária Eleitoral da Bahia realizou palestras educativas para os jovens. Também foi realizado um debate, no Auditório do TRE-BA, com a participação de jornalistas e de estudantes secundaristas de colégios públicos e particulares. O evento foi aberto aos universitários e ao público em geral. O TRE-BA realizou, ainda, uma campanha nas redes sociais, com a participação dos estudantes do projeto Menor Cidadão, do TRE-BA. Até o momento, mais de 60 mil pessoas foram atingidas pelas postagens no Facebook oficial do TRE-BA. O número total de atendimentos realizados nesta semana na Bahia deverá ser disponibilizado na próxima terça-feira (29).
Ceará: nesta sexta-feira (25), o TRE-CE encerrou a Campanha de Alistamento Eleitoral nas Escolas, promovida pela Escola Judiciária Eleitoral do Estado, que teve início no dia 1º de agosto deste ano. A campanha cadastrou 37 mil novos eleitores de 16 e 17 anos, em 1.035 escolas, em todo o Estado, superando o índice alcançado na campanha de 2011, quando foram cadastrados 34 mil jovens eleitores. O número de eleitores cadastrados ainda não está fechado. Durante o período de campanha, os juízes das zonas eleitorais, em todo o Ceará, promoveram a realização de audiências públicas e palestras aos alunos para tratar do tema da campanha e estimular o alistamento dos jovens eleitores menores de 18 anos.
Mato Grosso: os cartórios eleitorais do Estado atenderam 1.128 jovens de 16 a 19 anos nos quatro primeiros dias desta semana. Somente nesta quinta-feira (24), foram confeccionados 349 novos títulos eleitorais para essa faixa etária. Durante a Semana do Jovem Eleitor, os cartórios eleitorais permaneceram abertos das 7h30 às 17h30. Eleitores com 20 anos ou mais também procuraram a Justiça Eleitoral mato-grossense para se alistar.
Mato Grosso do Sul: a Escola Judiciária do TRE-MS intensificou o trabalho de visitação a escolas públicas durante a Semana do Jovem Eleitor, quando foram realizados 572 novos alistamentos de jovens de 16 e 17 anos. Somente na capital, Campo Grande, 247 títulos eleitorais foram confeccionados. Os atendimentos foram realizados em 79 municípios do Estado.
Maranhão: como uma das ações desenvolvidas em atenção à Semana do Jovem Eleitor, na quarta-feira (23), os jovens do município de Pindaré-Mirim (43ª Zona Eleitoral) assistiram a uma palestra ministrada pelo servidor Francisco Júnior, com o apoio do chefe de cartório Fabiano Fortes Martins, abordando temas relacionados à Justiça Eleitoral, tais como democracia, eleições, sistema político vigente e funcionamento desta Justiça Especializada.
Minas Gerais: o TRE-MG realizou atendimentos em escolas e instituições das seguintes cidades: Belo Horizonte (916 atendimentos em 12 escolas); Bom Despacho (30 atendimentos em uma escola); Congonhas do Norte (12 atendimentos na Câmara Municipal); Coronel Murta (25 atendimentos na Câmara Municipal); Guidoval (43 atendimentos na Prefeitura); Itatiaiuçu (67 atendimentos na Câmara Municipal); Mendes Pimentel (114 atendimentos na Câmara Municipal); Morro do Pilar (60 atendimentos em uma escola); Novorizonte (45 atendimentos em uma escola); São Félix (66 atendimentos na Câmara Municipal); Tocantins (135 atendimentos em uma escola); e Virgem da Lapa (57 atendimentos na Câmara Municipal). Ao todo, foram realizados 19.259 atendimentos durante esta semana, sendo 1.570 títulos emitidos nos atendimentos itinerantes. Houve aumento de 15% no total de atendimentos em todo o Estado de Minas Gerais com relação à semana anterior.
Pará: durante a Semana do Jovem Eleitor, o TRE-PA firmou parceria com duas instituições educacionais (Grupo de Ensino Ideal e Colégio Marista Nossa Senhora de Nazaré), que cederam espaço para atender o público interno (alunos e funcionários). Outros jovens que procuraram o serviço também foram atendidos. A Justiça Eleitoral do Pará disponibilizou 20 servidores para promover a ação. Na Aldeia Cabana, espaço público de grande circulação, a mídia local fez link ao vivo divulgando o serviço. A Assessoria de Comunicação do TRE-PA enviou releases, spots de rádio e cartazes da campanha para todos os veículos de comunicação local. Houve entrevistas de rádio, TV e para impresso. Ao todo, foram realizados 567 atendimentos, tendo sido emitidos 407 novos títulos eleitorais aos jovens.
Rio Grande do Sul: atingindo o número de 210 ações realizadas em todo o Rio Grande do Sul, a Semana do Jovem Eleitor conseguiu despertar a atenção de jovens de 16 e 17 anos para a importância do voto. Entre as diversas atividades desenvolvidas desde a última segunda-feira (21), palestras em escolas e atendimentos descentralizados foram os destaques. Os município de Ronda Alta e Veranópolis fizeram palestras em quatro e cinco escolas, respectivamente. Caxias do Sul, com o programa Justiça Eleitoral Presente (JEP), realizou 55 atendimentos na Escola Estadual Emílio Meyer. Em Santana do Livramento, dez escolas de ensino médio receberam visitas para a divulgação da semana. Em Porto Alegre, uma das últimas ações ocorreu no Colégio Estadual Doutor Glicério Alves, no bairro Belém Novo, zona sul da capital. O JEP, que foi realizado nesta sexta-feira (25), atendeu 26 jovens. Na mesma escola, na quinta-feira (24), o número de atendimentos já havia sido um sucesso: 69 novos eleitores foram alistados.
Santa Catarina: nesta semana, foram feitos atendimentos volantes nos municípios de Rio Negrinho e Major Gercino, focados especialmente para incentivar alistamento de jovens eleitores. Nesses locais, mais de 200 eleitores fizeram seus títulos eleitorais. Nas escolas públicas de Campo Erê, Saltinho, Santa Terezinha do Progresso e São Bernardino, foram realizadas palestras aos alunos jovens. Em Santa Catarina, foram iniciadas, recentemente, revisões eleitores em alguns municípios e a divulgação foi direcionada e específica para esses eleitores, já que os prazos para comparecimento são exíguos, sob pena de cancelamento dos títulos. Em balanço divulgado pela Seção de Cadastro de Eleitores da Coordenadoria de Eleições, verificou-se, em todo o Estado, que até as 17h desta sexta (25) foram alistados 1.574 novos eleitores na faixa etária de 16 a 18 anos, dos quais 703 contavam com 16 anos na data do requerimento.
São Paulo: o TRE-SP promoveu palestras sobre o assunto em escolas das seguintes zonas eleitorais: Botucatu – 26ª Zona (11 escolas); General Salgado – 168ª Zona (duas escolas); Orlândia – 81ª Zona (duas escolas); Pinheiros – 251ª Zona (três escolas); Santos – 272ª Zona (quatro escolas); e Tietê – 142ª Zona (todas as escolas públicas). Também foram feitos pré-alistamentos de jovens eleitores em três escolas da 241ª Zona Eleitoral (Bocaina, Itapuí e Mineiros do Tietê) e nas 11 escolas públicas da 26ª Zona (Botucatu). Outras atividades foram realizadas, tais como entrevistas a veículos de comunicação, envio de cartilhas às escolas e simulação de eleição com os alunos. Todas as zonas eleitorais do Estado ampliaram em três horas o atendimento ao público, passando a receber eleitores a partir das 9h durante a semana. Em resumo, na Semana do Jovem Eleitor foram feitos 48.737 atendimentos na Justiça Eleitoral paulista, sendo 15.015 alistamentos de jovens eleitores.
Sergipe: nesta semana, oito zonas eleitorais e 15 municípios foram alcançados pelas atividades, realizadas, ao todo, em 27 Escolas do Estado. Cerca de dois mil alunos foram contemplados. Ao longo da semana, o TRE-SE contabilizou aproximadamente 600 alistamentos em todo o Estado. Também foram proporcionadas aos jovens informações diversas sobre o processo eleitoral e o exercício da cidadania através do voto consciente. Entre os municípios que participaram das atividades estão Riachuelo, Divina Pastora, Malhador, Santa Rosa de Lima, Barra dos Coqueiros, Itabaianinha, Aquidabã, Graccho Cardoso, Canhoba, Simão Dias, Maruim, Areia Branca, Laranjeiras, Cristinápolis e Tomar do Geru. A dinâmica utilizada pelas equipes incluiu a realização de palestras, distribuição de cartilhas, histórias em quadrinhos e outros materiais informativos, além do primeiro contato com a urna eletrônica por meio de uma simulação de voto.
Diversos TREs ainda não fecharam o balanço da Semana do Jovem Eleitor, o que deve ser feito na próxima segunda-feira (28).
GA, LC/LF