Perfil do TSE no TikTok aproxima ainda mais Justiça Eleitoral dos jovens

Cerca de 3,5 mil pessoas resolvem seguir a página do Tribunal na rede social a cada mês. Os quase 200 vídeos já acumulam mais de 430 mil curtidas

Tiktok TSE - 20.08.2021

Mais de 38,6 mil pessoas já seguem a página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no TikTok, a mais nova rede social a cair no gosto dos usuários da internet. A primeira publicação do Tribunal na plataforma foi em 3 de outubro de 2020, com uma participação especial do presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso. De lá para cá, o crescimento do engajamento já é um caso de sucesso.

Nesses quase 11 meses, a página conquistou uma média de 3,5 mil novos seguidores por mês – ou seja, cerca de 880 por semana. Segundo dados da própria plataforma, de 12 a 18 de agosto, 700 tiktokers decidiram seguir o perfil, registrando uma taxa de crescimento semanal de 1,69%. A grande maioria desse público cativo é jovem e do sexo feminino – cerca de 60% do total de seguidores são mulheres.

A jornalista Lorena Cabral, 22 anos, é uma das pessoas que conheceram o perfil logo depois da sua criação, ainda no fim de 2020. Para ela, acompanhar os vídeos do TSE no TikTok é uma maneira muito rápida, prática, direta e divertida de ficar por dentro da Justiça Eleitoral. “Sou suspeita, porque gosto de todos os vídeos. Gosto muito da criatividade e da sacada dos meninos para filmar”, diz.

O conteúdo é sempre atualizado com novas publicações, praticamente todos os dias. São os próprios jornalistas da equipe da Secretaria de Comunicação e Mídias Sociais do TSE que elaboram, filmam, editam e publicam os vídeos, usando os seus próprios smartphones: quase nenhum aparato técnico e sem efeitos incomuns.

Tudo é feito numa linguagem familiar ao público jovem, sem, contudo, deixar de ser acessível e interessante para os mais velhos que também usem a rede ou recebam os vídeos que são compartilhados pelo WhatsApp, Facebook ou Instagram.

Engajamento

O engajamento – ou seja, as reações do público ao conteúdo publicado na rede social – tem sido notável. Os 198 filmes curtos que o TSE publicou no TikTok contam com mais de 400 mil curtidas. Só na semana passada, por exemplo, a página registrou mais 60 mil visualizações de vídeos, 1,8 mil visitas ao perfil e 8 mil novas curtidas. Foram mais de 500 comentários e compartilhamentos.

O vídeo que mais despertou reações nos seguidores foi o “Nunca houve fraude?”, que teve muita repercussão no contexto da discussão, pelo Congresso Nacional, da Proposta de Emenda à Constituição que pretendia instituir o voto impresso no Brasil. Foram mais de 25 mil curtidas. Outro caso de sucesso nesse mesmo período foi o vídeo “Existe lei do voto impresso?”, que conquistou mais de 9 mil curtidas.

Segundo Tatiana Cochlar, coordenadora de Audiovisual da Secom do TSE e responsável pela gestão do perfil do Tribunal no TikTok, os vídeos publicados nos últimos meses foram um importante meio para contrapor os fatos sobre o sistema eleitoral brasileiro com a campanha de desinformação que estava circulando pelas redes sociais. “Surtiu um efeito muito positivo essa comunicação com o usuário da internet numa linguagem que ele assimila e compartilha. Isso ajudou muito o Tribunal a trazer o debate sobre os fatos e não boatos”, explica.

RG/LC, DM

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