Dia Internacional do Voluntariado: conheça as ações solidárias promovidas pelo TSE
Programa de mesário voluntário durante as eleições é destaque, além de ações no inverno, no Natal e de capacitação de jovens e adultos

Nesta segunda-feira, 5 de dezembro, é comemorado o Dia Internacional do Voluntariado, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1985, com o intuito de promover o espírito de solidariedade das pessoas. Nesse contexto, ações desenvolvidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se destacam para incentivar a participação da sociedade e do corpo funcional em atividades diversas.
Desde 2004, a Justiça Eleitoral mantém o Programa Mesário Voluntário, por meio do qual a pessoa interessada pode se candidatar para trabalhar no dia da eleição. O programa foi criado para incentivar a adesão ao voluntariado para serviços eleitorais, de forma consciente e espontânea, nas mesas receptoras de votos. Todo eleitor a partir dos 18 anos em situação regular com a Justiça Eleitoral pode ser nomeado para a função.
Número recorde de mesários voluntários
Nas eleições deste ano, a Justiça Eleitoral contou com mais de 830 mil mesárias e mesários em todo o país. O número é 93% maior em relação a 2018, quando cerca de 430 mil pessoas trabalharam nas seções eleitorais.
No total, 1,7 milhão de mesários foram nomeados para comparecer às seções eleitorais neste ano. Entre eles, 52% foram convocados pela Justiça Eleitoral a realizar o trabalho, enquanto 48% se candidataram para atuar voluntariamente no dia da eleição.
“As pessoas que se voluntariaram e atuaram como mesários nas Eleições de 2022 nos dão o exemplo da essência do voluntariado: a doação pessoal em prol do coletivo. Nosso agradecimento sincero a todas e todos que doaram seu tempo, seu domingo de descanso ou de lazer para contribuir com a democracia”, ressaltou a responsável nacional pela capacitação dos mesários, Thayanne Fonseca, secretária de Gestão de Pessoas do TSE.
O arquiteto urbanista Marcelo Henrique de Oliveira é um desses brasileiros. Mesário voluntário desde 2020, ele define o serviço como “uma forma de colaborar com o poder público e a população, para que as eleições possam ser realizadas da melhor maneira possível, deixando as pessoas à vontade, com organização e seguindo as normas para que todos possam exercer esse direito”.
O professor João de Jesus de Souza Barros, de Portel (PA), atua há 34 anos como mesário voluntário nas eleições. A primeira delas foi nas Eleições Municipais de 1988. Segundo ele, suas convicções mais fortes são as de que o povo é soberano para decidir os rumos da nação e de que o trabalho do mesário é garantir que a manifestação da vontade de cada brasileiro ou brasileira apto a votar seja registrada de forma livre, segura e transparente.
Ações solidárias no TSE
Além do incentivo ao trabalho voluntário no período eleitoral, o TSE promove diversas ações solidárias por meio de pessoas que trabalham na Corte. Anualmente, em junho, servidoras e servidores da Justiça Eleitoral realizam a arrecadação de roupas de frio para atender pessoas carentes no período mais frio em Brasília, onde está sediado o Tribunal.
Neste ano, a 5ª edição da Campanha do Agasalho – “Doe amor, aqueça quem mais precisa”, promovida Seção de Eventos e Cidadania Corporativa (Seeve/Coede/SGP), arrecadou 255 peças entre cobertores, roupas de frio e sapatos. As doações foram entregues ao projeto Semeando em Vida, localizado na Estrutural, e ao Crevin – Lar dos Idosos de Planaltina (DF).
Outra ação que já faz parte do calendário é o Natal Solidário. Por meio da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), o TSE realiza a campanha para os filhos e netos de colaboradores do Tribunal que recebem até dois salários mínimos. Os TREs do Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia e São Paulo realizam também campanhas de fim de ano para arrecadação de donativos.
No Natal Solidário, servidores e colaboradores adotam cartinhas com pedidos de presente feitos pelas crianças. Segundo Fanny Jordão, funcionária do TSE há mais de duas décadas, “a cada ano aumenta o número de pessoas interessadas em participar da campanha. Neste Natal, vamos presentear 304 crianças. É muito gratificante, as crianças ficam muito felizes. A entrega dos presentes será no próximo dia 15 de dezembro”, contou ela.
O TSE também desenvolve o Programa de Educação Solidária, em que servidoras, servidores, colaboradoras e colaboradores ministram, voluntariamente, oficinas sobre diversos temas, para funcionários terceirizados, jovens aprendizes, reeducandos do sistema prisional e estagiários.
Servidores da Corte realizaram, ainda, campanhas voluntárias em celebração ao Dia dos Avós e ao Dia das Crianças, ambas para ajudar instituições que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade.
JL/CM, DM

ENG
ESP
