Pílulas contra a desinformação: saiba como denunciar notificações caluniosas de perfil ou número desconhecido

Confira a 29ª pílula da série de textos curtos para combater conteúdos falsos sobre o processo eleitoral

30 Pílulas contra a desinformação

“Recebeu mensagens eleitorais de um número desconhecido? Denuncie! Disparos em massa são proibidos por lei e servem como arma para a desinformação. Você pode ajudar a Justiça Eleitoral a proteger a sociedade e preservar as regras do jogo.”

O 29º texto da série #DemocraciaEmPílulas alerta a eleitora e o eleitor para que não interaja com informações recebidas de perfis ou números de telefones desconhecidos. Cada reação do usuário interfere na sequência dos algoritmos de uma rede social, fazendo com que assuntos suspeitos ganhem destaque. Mas o que fazer se receber uma fake news? Denuncie.

1/ Galeria de imagens

Você pode denunciar a informação falsa na própria plataforma digital ou em canais de segurança pública da Polícia civil ou de instituições como o Ministério Público, por exemplo.

Este material integra uma parceria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o Tribunal Regional da Bahia (TRE-BA), que tem o objetivo de conscientizar cidadãs e cidadãos sobre a relevância do combate às fake news, uma missão de todos.

Siga os perfis do TSE nas redes sociais e fique por dentro: InstagramFacebookTwitterFlickrYouTube e TikTok. Para mais informações sobre voto seguro, estatísticas eleitorais e serviços úteis ao eleitor, converse com o chatbot do Tribunal no WhatsApp.

 TP/LC

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido