Clica e Confirma: pré-candidatos já podem arrecadar doações para campanha por vaquinha virtual
Programa também destaca que o TSE é o primeiro órgão eleitoral do mundo a firmar parceria com o Telegram contra a desinformação

Na edição desta sexta-feira (20), o Clica e Confirma, programa de rádio da Justiça Eleitoral, informa que os pré-candidatos já podem começar a arrecadar doações por meio de crowdfunding, as chamadas vaquinhas virtuais. O episódio desta semana explica como funciona o financiamento coletivo de campanhas eleitorais pela internet. Essa já é a terceira eleição em que os candidatos podem utilizar essa modalidade para angariar fundos.
Eron Pessoa, chefe da Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias do TSE, esclarece onde fazer o cadastro para atuar como empresa arrecadadora, quem pode doar, se existe algum limite de doações e o que acontece com o dinheiro caso algum pré-candidato tenha levantado recursos que não tenha utilizado.
Parceria
O programa também destaca que o TSE é o primeiro órgão eleitoral do mundo a firmar uma parceria com o Telegram contra a desinformação nas eleições. O anúncio do acordo e do lançamento do canal verificado da Corte na plataforma foi feito pelo presidente do Tribunal, ministro Edson Fachin, durante a abertura da sessão de terça-feira (17).
Pelo acordo, será criado um assistente virtual no Telegram que ajudará as pessoas com informações sobre o pleito, além da possibilidade de sinalizar e reportar conteúdos de desinformação.
O programa
O Clica e Confirma é apresentado pelo jornalista Fábio Ruas. As novas edições estão sempre disponíveis às sextas-feiras, a partir das 11h. Os episódios também podem ser ouvidos ou baixados no canal do TSE no Spotify e nas plataformas Google Podcasts e Apple Podcasts, além do Portal do TSE.
O programa é produzido pela Secretaria de Comunicação e Multimídia do TSE e também é veiculado por emissoras de rádio parceiras da Corte Eleitoral em todo o país.
Acompanhe os episódios semanais e fique por dentro.
BC/LC, DM