Em evento da OAB-GO, secretária-geral do TSE reafirma que a informação genuína é a melhor resposta à desinformação
Christine Peter participou do lançamento do movimento Eleições de Fato, da seccional goiana da OAB, que visa o enfrentamento da desinformação e da corrupção durante as Eleições Gerais de 2022

A secretária-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Christine Peter da Silva, participou nesta quinta-feira (26) do lançamento do movimento Eleições de Fato, encampado pela seccional goiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-GO). A iniciativa tem por objetivo juntar forças com ações de diversas entidades engajadas no enfrentamento da desinformação e da corrupção durante o processo eleitoral das Eleições Gerais de 2022.
Christine Peter afirmou que as eleições de 2022 serão muito desafiadoras. Segundo ela, o TSE busca divulgar as várias iniciativas que tem encampado para combater a desinformação com conteúdos genuínos porque, para ela, desinformação se combate com muita informação. “E é só com estas alianças estratégicas que vamos oferecer a verdade dos 90 anos de uma Justiça que surgiu pela vontade do brasileiro”, sintetizou.
Eleições de Fato
Inicialmente, será criado um site no Portal do OAB-GO para acolher denúncias de eleitores e divulgar conteúdos que servirão para identificar o que é desinformação, além de possibilitar o envio de links e mídias. Para isso, após o devido fact check, as postagens receberão carimbos como: falso, distorcido, exagerado, insustentável ou contraditório, como já acontece no site Fato ou Boato do TSE. A OAB-GO também está preparando cinco encontros regionais em suas subseções pelo Estado para debater o assunto.
Além da página na internet, também será criado um perfil no Instagram e um canal de WhatsApp, para facilitar a propagação de conteúdos informativos e, igualmente, receber denúncias. A meta é dar uma resposta o mais rápido possível para os denunciantes acerca das providências tomadas e da análise do conteúdo denunciado.
RG/LG, DM