Acompanhe a abertura do seminário sobre segurança, comunicação e desinformação
Canal do TSE no YouTube transmite o início do encontro e a palestra da presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, a partir desta terça (27), às 9h

Interessados no Seminário da Justiça Eleitoral sobre Segurança, Comunicação e Desinformação podem acompanhar, ao vivo, pelo canal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no YouTube, nesta terça-feira (27), às 9h, a abertura do evento pela presidente do Tribunal, ministra Cármen Lúcia, que, em seguida, fará palestra a partir das 10h.
Promovido pelo Tribunal, o seminário tem como objetivo estimular o intercâmbio técnico e institucional sobre os principais desafios relacionados à segurança do processo eleitoral e ao enfrentamento da desinformação nas Eleições Gerais de 2026.
O encontro prossegue até quinta-feira (29) e é voltado exclusivamente a servidores dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) que atuam nas áreas de desinformação, comunicação e segurança, além de representantes e chefes das Delegacias de Defesa Institucional da Polícia Federal e servidores do Ministério Público Federal.
Clique abaixo e acompanhe a abertura do seminário e a palestra da presidente do TSE.
Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação
Instituído pela Portaria TSE nº 510, de 4 de agosto de 2021, o Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação da Justiça Eleitoral tem a finalidade de aprimorar e consolidar as ações do Tribunal voltadas à mitigação dos efeitos nocivos da desinformação relacionada à Justiça Eleitoral, seus integrantes, ao sistema eletrônico de votação e às diversas fases do processo eleitoral.
Atualmente, o programa reúne mais de 160 parcerias, que envolvem agências de checagem, instituições públicas e privadas, entidades profissionais, universidades, partidos políticos, redes sociais e plataformas digitais, entre outras.
A iniciativa adota uma abordagem sistêmica, multidisciplinar e multissetorial, alinhada a normas e recomendações nacionais e internacionais, e está em consonância com a missão constitucional do TSE de assegurar eleições legítimas e democráticas, sem caráter sancionatório.
AN/EM

ENG
ESP
