Memórias da Democracia: décimo episódio já está no YouTube

Já está disponível no canal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do YouTube o décimo episódio da série “Novos olhares sobre o tempo – Memórias da Democracia", que tem como entrevistado o ministro Luiz Rafael Mayer, que presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de dezembro de 1984 a setembro de 1985.

Memórias da Democracia – ministro Rafael Mayer em 30.09.2013

Assista ao décimo episódio da série Memórias da Democracia.

Já está disponível no canal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do YouTube o décimo episódio da série “Novos olhares sobre o tempo – Memórias da Democracia", que tem como entrevistado  o ministro Luiz Rafael Mayer, que presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de dezembro de 1984 a setembro de 1985.

Na primeira parte do programa, o ministro destaca o papel da Justiça Eleitoral e a atuação dos eleitores. “A Justiça Eleitoral representa a participação popular nos destinos do país. O eleitor hoje está mais consciente, mais esclarecido, mais atuante, mais participativo. Certamente me sinto orgulhoso dessa participação,” afirma o ministro.

Rafael Mayer ainda recorda fatos que marcaram sua vida profissional, dentre eles a atuação como consultor-geral da República no governo de Ernesto Geisel e a experiência como prefeito de Monteiro, na Paraíba, cidade onde nasceu.

Na segunda parte do programa, o ex-presidente do TSE conversa com o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Jovaldo Nunes Gomes, que afirma que Rafael Mayer é um exemplo para o país. “O Brasil todo deve se espelhar no exemplo que o senhor é para nós, os mais jovens, e para as gerações que virão ainda. E nós sentimos muito orgulho disso, porque, além de ser do Brasil, é em particular da nossa terrinha, Paraíba e Pernambuco”, concluiu o desembargador.

Sobre a série

A série de documentários “Novos olhares sobre o tempo – Memórias da Democracia” é um resgate da história da Justiça Eleitoral do Brasil. Ex-presidentes do Tribunal Superior Eleitoral, que participaram ativamente da construção e fortalecimento da democracia brasileira, contam um pouco da história recente da Justiça Eleitoral e narram fatos que marcaram o país e curiosidades de bastidores. A série traz depoimentos de quem vivenciou importantes períodos da construção da nação e que mostram a importância do voto, da liberdade de escolha dos representantes e de eleições limpas e transparentes.

Os programas ficam disponíveis no canal oficial do TSE no YouTube após serem exibidos na TV Justiça.

Serviço

O episódio da série “Novos olhares sobre o tempo – Memórias da Democracia” com o ministro Rafael Mayer estreou na TV Justiça no sábado (28), às 19h, com reprises no domingo (29), às 18h, terça (1°), às 11h, e quinta (3), às 21h. É exibido também em outras 20 emissoras brasileiras.

EM/LC

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido