Ministra Cármen Lúcia divulga balanço de processos e sessões ao encerrar 1º semestre forense
Na última sessão do semestre, presidente do TSE agradeceu a todos os que contribuíram para as atividades do Tribunal

Na sessão de encerramento do primeiro semestre forense de 2025 nesta terça-feira (1º), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, apresentou um balanço das atividades realizadas pelo Tribunal de 3 de fevereiro até 30 de junho. No período, o Colegiado julgou 1.221 processos. Foram 384 processos julgados nas sessões presenciais e 837 no Plenário Virtual.
Segundo o relatório, no período, foram realizadas 71 sessões de julgamento. Entre as presenciais, foram 38 sessões jurisdicionais, 12 administrativas e uma solene, bem como 20 sessões ordinárias no Plenário Virtual.
Ao longo de 393 dias de gestão da ministra Cármen Lúcia na Presidência do Tribunal, o TSE julgou 2.762 processos – 1.003 processos em 131 sessões presenciais e 1.759 em 42 sessões virtuais. Os dados do balanço não consideram os 96 processos que estão ainda em fase de julgamento nas sessões virtuais que terminarão no dia 7 de agosto.
Índice superior
A ministra destacou a importância do julgamento dos processos relacionados às Eleições Municipais de 2024. “Apresentamos um índice de julgamento superior ao de anos eleitorais anteriores, especialmente em eleições municipais, alcançando essa celeridade por meio da combinação de sessões virtuais e presenciais”, informou a magistrada.
Agradecimentos
Ao encerrar o semestre forense, a ministra Cármen Lúcia agradeceu pelo empenho das ministras e dos ministros do Tribunal, bem como das servidoras e dos servidores do TSE, “sem os quais a Justiça Eleitoral não funcionaria”, e das advogadas e dos advogados, “essenciais à administração da Justiça”. Agradeceu também “pela parceria e importante atuação” do Ministério Público Eleitoral.
A presidente do Tribunal reiterou que, embora haja recesso em julho, o trabalho nas áreas administrativa e jurisdicional não cessa. “Os ministros darão continuidade às atividades durante esse período”, disse a presidente.
Ministério Público Eleitoral
Ao se manifestar na sessão, o procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, agradeceu e elogiou a ministra Cármen Lúcia e todos os integrantes do Tribunal pelo excelente trabalho desenvolvido ao longo do semestre.
“O semestre que vem se avizinha também com enormes desafios, para os quais Vossas Excelências, com certeza, estão plenamente preparados”, afirmou Paulo Gonet.
MC, LB/EM/DB