Giro Eleitoral: presidente do TSE divulga dados oficiais sobre o eleitorado de 2016

Giro Eleitoral em 09/05/2013

O programa Giro Eleitoral desta semana traz reportagem sobre os mais de 144 milhões de brasileiros que estão aptos a votar nas eleições municipais deste ano. Os dados foram anunciados pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, em coletiva de imprensa.

A matéria mostra que mais de 75 milhões de eleitores são mulheres, o correspondente a 52% do total do eleitorado. Os homens são 68 milhões, ou 47% do eleitorado. Além disso, o município com o maior número de eleitores é São Paulo, com quase nove milhões, e o menor é Araguainha, em Mato Grosso, com 954 eleitores.

Esta edição também destaca que, em Santa Catarina, durante o período eleitoral, os atos judiciais que seriam publicados no mural físico dos cartórios, passarão a ser publicados diariamente no mural eletrônico.

E ainda: os eleitores já podem conferir os dados sobre registros de candidaturas e contas eleitorais praticamente em tempo real. Uma parceria do TSE com os 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de todo o país permite que as informações sejam atualizadas três vezes ao dia.

No programa de rádio, o Giro Eleitoral destaca que o TRE do Amazonas já começou a receber as urnas eletrônicas que vão ser usadas nas eleições de outubro. E mais: uma entrevista exclusiva com o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, sobre o eleitorado para as eleições municipais de outubro.

Na TV

O Giro Eleitoral é um programa semanal produzido pelo núcleo de TV do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O programa vai ao ar todo sábado, às 16h50, e às terças-feiras, às 7h54, na TV Justiça. O conteúdo também pode ser acessado pelo canal oficial do TSE no YouTube.

Formato radiofônico

O programa também ganhou uma versão que é transmitida pela Rádio Justiça (104,7 FM). Ele vai ao ar todas as segundas-feiras, em três horários: 8h, 12h50 e 18h50.

O Giro Eleitoral, produzido pelo Núcleo de Rádio do TSE, pode ser acessado ainda no canal de rádio do TSE, disponível na página do Tribunal na internet.

LC/BB

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido