Plano de ação da Comissão de Transparência das Eleições é apresentado nesta segunda (4)

Encontro aconteceu logo após abertura do Ciclo de Transparência Democrática – Eleições 2022

2ª Reunião da Comissão de Transparência Eleitoral - 04.10.2021

Durante a segunda reunião da Comissão de Transparência das Eleições (CTE), realizada na tarde desta segunda-feira (4), foi apresentada aos integrantes da comissão uma introdução ao plano de ação e de trabalho do grupo. A CTE foi criada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o objetivo de aumentar a participação de especialistas, representantes da sociedade civil e instituições públicas na fiscalização e auditoria do processo eleitoral, contribuindo, assim, para resguardar a integridade das eleições.

O encontro aconteceu logo após a inauguração do “Ciclo de Transparência Democrática – Eleições 2022”, promovido pelo TSE. O Ciclo foi iniciado com as palestras sobre a segurança do sistema eletrônico de votação feitas pelo secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal, Júlio Valente, e pelo assessor da Secretaria de Modernização, Gestão Estratégica e Socioambiental da Corte Célio Castro Wermelinger. Os participantes do evento também conheceram o espaço onde será disponibilizado acesso aos códigos-fonte da urna e do sistema eletrônico de votação.

Ao iniciar a reunião da Comissão de Transparência, o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, agradeceu a participação de todos no evento. “Espero que as apresentações tenham sido proveitosas e contribuído para todos terem ainda mais conhecimento das inúmeras fases do processo eleitoral”, disse.

Amplo acesso

Durante o reunião da CET, a secretária-geral da Presidência do TSE, Aline Osorio, lembrou que a Comissão atuará na ampliação das medidas de transparência e no acompanhamento das fases do processo eleitoral.

Sobre esse assunto, foi ressaltado que todos os integrantes terão amplo acesso à informação e contato direto com os pontos focais das áreas técnicas. Ela reforçou ainda que esse é um trabalho colaborativo e lembrou a importância do acompanhamento presencial das auditorias e da possibilidade de formulação de sugestões para todo o processo que envolve as eleições.

São quatro os principais eventos de auditoria do quais a Comissão poderá participar: a abertura dos códigos-fonte, já iniciada nesta segunda-feira (4); o Teste Público de Segurança (TPS) 2021, a ser realizado em novembro; o evento de conferência da implementação das contribuições do TPS, previsto para março de 2022; e a Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos sistemas eleitorais, que deve ocorrer em agosto do ano que vem.

Foi explicado ainda que, de setembro a novembro do próximo ano, a comissão poderá participar de oito eventos de fiscalização que acontecerão nos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e nas seções eleitorais, além, é claro, da fase de totalização dos votos, que pode ser acompanhada no TRE do município onde votam ou no próprio TSE.

A secretária ainda fez questão de ressaltar que o plano de ação é um conjunto de medidas que estão sendo implantadas para aumentar a transparência e aumentar o conhecimento da população sobre o processo eleitoral, e que as contribuições da sociedade civil são sempre ouvidas pela Justiça Eleitoral. Na edição deste ano do TPS, destacou Aline, algumas sugestões de especialistas já foram incorporadas, como a ampliação do prazo do teste e do escopo.

Composição

Fazem parte da Comissão o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG); o ministro Benjamin Zymler, do Tribunal de Contas da União (TCU); o general Heber Garcia Portella, comandante de Defesa Cibernética; pelas Forças Armadas, a conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Luciana Diniz Nepomuceno; o perito criminal Paulo César Hermann Wanner, do Serviço de Perícias em Informática da Polícia Federal; e o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gustavo Gonet Branco, pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

Os especialistas em Tecnologia da Informação e representantes da sociedade civil que integram a Comissão são: André Luís de Medeiros Santos, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Bruno de Carvalho Albertini, professor da Universidade de São Paulo (USP); Roberto Alves Gallo Filho, doutor pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Ana Carolina da Hora, pesquisadora do Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-DireitoRio); Ana Claudia Santano, coordenadora-geral da Transparência Eleitoral Brasil; e Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da Open Knowledge Brasil.

MM/LC, DM

 

Leia mais:

TSE disponibiliza espaço para análise dos códigos-fonte dos programas do sistema eletrônico de votação

Dúvidas da população sobre voto eletrônico motivaram a abertura do Ciclo de Transparência, afirma Barroso em entrevista coletiva

Na abertura do Ciclo de Transparência Democrática, técnicos do TSE detalham sistema eletrônico de votação

Em evento que deflagra processo eleitoral de 2022, Barroso reforça empenho do TSE para garantir eleições limpas, seguras e auditáveis

 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido