Fórum Nacional de Chefes de Cartório chega ao fim com premiação das melhores práticas

Fórum Nacional de Chefes de Cartório em 27.11.2015

Terminou nesta sexta feira (27) o 1º Fórum Nacional de Chefes de Cartórios (FNCC), que reuniu chefes de cartórios de todos os estados e do Distrito Federal para discutir ações relacionadas à gestão de mesários na Justiça Eleitoral. O foco foi debater políticas de seleção, valorização e capacitação de mesários, além de propostas de inovação relacionadas a esses temas.

Hoje, no segundo e último dia de evento, foram realizados dois painéis: acessibilidade de eleitores e Sistema de Candidaturas Externo (CANDEX). As apresentações serviram para aproximar a gestão da Justiça Eleitoral dos cartórios, bem como sincronizar a execução de estratégias organizacionais em todos os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do Brasil.

Boas Práticas

O FNCC também premiou as melhores práticas que foram submetidas à organização do evento. No total, foram enviados 82 trabalhos, sendo que 12 foram selecionados para apresentação e três condecorados com certificados.

Os ganhadores do Prêmio de Melhores Práticas de Gestão de Mesários da Justiça Eleitoral foram: Michelle Lapa Cortegiano Molarino (TRE-SP) em primeiro, Paulo Alex da Silva Souza (TRE-RS) em segundo, e Ana Carolina Sala Neres e Julia Balbi Albertin (TRE-SP) em terceiro.

Logo após as premiações, foram apresentadas ações realizadas por chefes de cartórios para melhorar as relações entre cartórios e tribunais regionais. Uma das iniciativas foi a do chefe do cartório da 42ª Zona Eleitoral do Rio Grande Sul, Mauro Godoy Prudente Filho, que, a partir da ideia de tornar o cartório um lugar consultivo para o TRE-RS, conseguiu estabelecer uma relação mais direta entre tribunal e o servidor.

GT-Cand

O último painel do dia foi apresentado pelo Grupo de Trabalho do Sistema de Candidaturas (GT-Cand), onde foram tratadas e discutidas as alterações feitas pela Lei 13.165/2015 – a chamada Reforma Política – na Lei 9.504/1997, a Lei das Eleições. Dentre os assuntos abordados, estiveram tópicos como a data para escolha de candidatos e o prazo máximo para o registro de candidaturas.

Autoridades

Também prestigiaram o encontro dos chefes de cartórios de todo o país, diretores-gerais e presidentes de TREs.

O presidente do TRE de Pernambuco, desembargador Antonio Carlos Alves da Silva, considerou positiva a realização do fórum para aproximar os servidores da Justiça Eleitoral que lidam com realidades distantes das sedes dos TREs e do TSE. “Eu verifiquei que eles têm ideias brilhantes e essas ideias serão transformadas em práticas, e isso é muito bom. Acho que todo presidente de TRE deveria vir a um encontro como esse, para ver que não só os servidores das sedes, mas também os funcionários mais distantes, se integram com a Justiça Eleitoral e trazem novas ideias”, ponderou.

As propostas de melhoria da acessibilidade dos eleitores portadores de deficiência foram algumas das que mais chamaram a atenção do desembargador, que buscará implementá-las no seu estado. “Já pedimos à nossa diretora-geral e à Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE [de Pernambuco] para verificarem com Goiás e Mato Grosso como é que podemos aproveitar essa iniciativa que está sendo implantada, que será de grande valia para nós”, disse.

Encerramento e continuidade

Após o encerramento do FNCC, a secretária de gestão de pessoas do TSE, Zélia Miranda, fez o balanço da realização do evento. “Nós tivemos a apresentação de trabalhos muito interessantes com relação à seleção de mesários, capacitação e valorização, e algumas propostas de inovação também. “Eram de muita qualidade, às vezes com poucos recursos, mas muito criativas e com resultados muito positivos. Poder compartilhar isso com todos os chefes de cartórios foi algo muito produtivo.” Segundo ela, a troca de vivências e dificuldades contribui para a unidade da Justiça Eleitoral e para a melhoria dos serviços prestados aos cidadãos pelos cartórios eleitorais.

A disseminação das melhores práticas entre os cartórios terá continuidade por meio do Grupo de Trabalho dos Mesários (GT-Mesários), que irá elaborar todo o conteúdo programático do treinamento de mesários e capacitação de multiplicadores. O material será disponibilizado, gradativamente, aos chefes de cartório a partir do próximo ano.

RG, TF/JP

 

 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido