Bieje esclarece novo fundo de financiamento de campanha

O tema é abordado pelo analista judiciário do TSE Cleber Schumann.

Logo EJE

Você sabe como funcionará o novo fundo criado para financiar as campanhas eleitorais? Nesta edição do Boletim Informativo da Escola Judiciária Eleitoral (Bieje) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o tema é abordado pelo analista judiciário do TSE Cleber Schumann.

O novo Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) foi criado para, com o uso de recursos públicos, substituir as doações de empresas a candidatos e partidos, uma vez que o STF considera inconstitucionais as doações de pessoas jurídicas. A Lei nº 13.487, publicada em 6 de outubro de 2017, alterou dispositivos da Lei das Eleições e da Lei dos Partidos Políticos, como a criação desse fundo eleitoral para os anos em que se realizem eleições gerais e municipais, incluindo o pleito de 2018. E de onde virá o dinheiro? “A fonte de recursos virá, em parte, da transferência de 30% das emendas de bancadas de deputados e senadores no ano eleitoral”, explica o analista.

Outra fonte para esse fundo é o montante equivalente à compensação fiscal, antes paga às emissoras de rádio e TV pela propaganda partidária. Esta, por sua vez, será extinta a partir de 2018, embora a propaganda transmitida no horário eleitoral gratuito, durante o ano eleitoral, permaneça. O fundo, uma vez constituído, será regulado pelo TSE, e seu valor será distribuído entre os partidos, observando-se a quantidade de votos obtidos na Câmara no último pleito e o número de representantes na Câmara e no Senado, nas seguintes dimensões: 2% entre todos os partidos; 35% entre os que possuem ao menos um deputado federal, em equilíbrio aos votos do último pleito; 48% na proporção de representantes na Câmara; e 15% na proporção de representantes no Senado.

Para ter acesso aos recursos do fundo, os partidos, por maioria absoluta dos membros, deverão aprovar e divulgar os critérios para distribuição dos recursos entre seus diretórios, e toda quantia não utilizada deve ser devolvida no momento da apresentação da prestação de contas. Assim, com o FEFC, o Brasil entra para o seleto grupo de países que utilizam recursos públicos para financiar o processo eleitoral, embora o valor seja visivelmente discrepante. Cleber Schumann clarifica: “Na França, por exemplo, o financiamento eleitoral foi de cerca de 314 milhões de reais na disputa de 2012, valor bem menor do que o montante previsto para o fundo eleitoral brasileiro, de 1,7 bilhões de reais, para as Eleições de 2018”.

Esta edição do programa tem cerca de 6 minutos e pode ser assistida aqui.

Projeto

Destinado a orientar magistrados, candidatos, eleitores e demais interessados no Direito Eleitoral, o Bieje visa contribuir para a promoção da cidadania e a conscientização política da sociedade brasileira.

Outras informações podem ser obtidas na página da EJE na Internet.

Assista aqui às edições anteriores do Bieje.

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido