Em Plenário, presidente do TSE exalta o Dia Internacional da Mulher

Ministro Luiz Fux saudou a ministra Rosa Weber, advogadas, servidoras e estudantes

Ministro Luiz Fux

Ao final da sessão de julgamentos desta quinta-feira (8), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Fux, fez questão de lembrar o Dia Internacional da Mulher, comemorado na data de hoje.

Ele saudou as várias advogadas e servidoras que participam do dia a dia da Corte e estudantes de Direito presentes no Plenário, parabenizando pela emancipação que têm alcançado, não só no âmbito pessoal, mas principalmente no âmbito profissional.

“Quem quer que se relembre da lei de introdução do Código Civil (Decreto Lei nº 4657/1942) vai verificar que realmente as mulheres alcançaram um patamar bastante expressivo”, disse ele.

Fux citou, em seguida, uma autora brasileira que escreve sobre o mundo feminino:

“Eu gostaria de saudar as mulheres com essa passagem de Martha Medeiros: 'Quando chegar aos 30/ serei uma mulher de verdade/ nem Amélia nem ninguém/ um belo futuro pela frente/ e um pouco mais de calma talvez./ E quando chegar aos 50/ serei livre, linda e forte/ terei gente boa ao lado/ saberei um pouco mais do amor/ e da vida quem sabe./ E quando chegar aos 90, já sem força, sem futuro, sem idade/ vou fazer uma festa de prazer/ convidar todos que amei/ registrar tudo que sei/ e morrer de saudade'.”

“Essa homenagem do TSE a todas as mulheres é feita na pessoa da nossa estimadíssima ministra Rosa Weber, que é um exemplo de mulher atuante, que superou inúmeras barreiras e hoje exerce um papel singular no TSE como minha vice e há de mostrar ao mundo muitas das suas virtudes que só os amigos mais próximos conhecem”, elogiou.

Representante do Ministério Público

O representante do Ministério Público Eleitoral (MPE), Luciano Mariz Maia, destacou que o Judiciário brasileiro vive um momento raro ao ser conduzido por mulheres como a ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ao lado da ministra Rosa Weber, que também compõe a Corte. Citou também a ministra Laurita Vaz, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e a ministra Grace Mendonça, chefe da Advocacia-Geral da União (AGU).

“São quatro grandes mulheres. Em comum a todas elas o caráter firme em defesa da justiça e a sensibilidade de ter um olhar de compaixão pelos que sofrem injustiças”, disse ele.

Advogado

Em nome dos advogados que atuam na Corte, o advogado Gustavo Severo também se manifestou: “Também gostaríamos de deixar o registro em nome de todas as servidoras que tão bem fazem esse Tribunal caminhar, e não podia deixar de enaltecer a figura das nossas colegas advogadas. A Justiça Eleitoral é próspera e tem uma advocacia feminina que orgulha a todos. Então, de fato, a Justiça Eleitoral é um bom exemplo de como as mulheres são prósperas na vida pública, na advocacia em geral, e isso só demonstra como esse dia deve ser celebrado todos os dias”, finalizou.

CM/EM

icone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido