Herdeiros do ex-ministro José Guilherme Villela doam 5,3 mil livros ao TSE

Acervo inclui publicações especiais, a partir de 1945, como a Revista de Direito Administrativo

Herdeiros do ex-ministro José Guilherme Villela, doam acervo de aproximadamente 5.300 livros ao TSE

Os herdeiros do ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) José Guilherme Villela doaram ao Tribunal um acervo com cerca de 5,3 mil livros que faziam parte da biblioteca do saudoso jurista. Entre as obras colecionadas em mais de 50 anos de advocacia, há publicações especiais, datadas a partir de 1945, como a Revista Especializada dos Tribunais e a Revista de Direito Administrativo.

A doação foi intermediada pelo também ex-ministro do TSE Pedro Gordilho. A família fez questão de que o acervo fosse entregue ao Tribunal, porque, apesar de ter exercido a advocacia em inúmeros ramos do Direito, José Guilherme Villela tinha um apreço especial pela Corte Eleitoral, onde foi ministro pela classe dos advogados de 1980 a 1986.

De acordo com a coordenadora de Biblioteca, Legislação e Museu do TSE, Eveline Mesquita Lucas, o acervo, que começou a ser transferido para o Tribunal na tarde desta quarta-feira (2), ficará encaixotado até a volta do trabalho presencial, tendo em vista que os servidores estão em home office devido à pandemia de Covid-19.

Posteriormente, será feito o inventário completo dos livros, de acordo com a política de desenvolvimento da Biblioteca e, após o inventário, as obras poderão ser incluídas no acervo do Tribunal ou doadas a outras instituições.

Eveline destaca que, além de publicações especiais, o acervo conta com livros manuseados poucas vezes se comparado com as mesmas edições disponíveis no TSE, que já estão gastas devido ao uso constante, como a Legislação Eleitoral no Brasil, cuja edição já está esgotada.

“É importante oferecer ao usuário uma obra em boas condições e, agora, poderemos substituir algumas que já não encontramos mais no mercado”, destaca a coordenadora.

Ministro

Sobre sua biblioteca, o ex-ministro dizia que era eminentemente prática, voltada à advocacia e muito variada. Ele começou a advogar junto ao Supremo Tribunal Federal antes da vigência da atual Constituição Federal, quando todas as matérias chegavam àquele Tribunal por meio do então recurso extraordinário.

José Guilherme Villela morreu em 28 de agosto de 2009, aos 73 anos.

GA/LC, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido