Teste da Urna 2025: execução dos planos de teste é concluída nesta sexta-feira (5)
Resultado final deve ser divulgado em 18 de dezembro

A 8ª edição do Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais, o Teste da Urna 2025, foi encerrada nesta sexta-feira (5) com uma cerimônia no Auditório II do edifício-sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília (DF). A previsão é que o resultado final seja divulgado em 18 de dezembro.
Ao encerrar oficialmente o evento, o diretor-geral do Tribunal, Miguel Piazzi, destacou que o Teste Público da Urna reafirma o compromisso do Tribunal com eleições transparentes e confiáveis, assegurando que a vontade do eleitor seja refletida com legitimidade na urna eletrônica.
Piazzi destacou, ainda, o crescente engajamento da sociedade e o reconhecimento da relevância do Teste da Urna para a consolidação da vida democrática. “Os resultados alcançados nesta etapa demonstram que seguimos fortes em garantir o direito de votar e ser votado”, afirmou.

“Este momento simboliza muito mais do que o exercício técnico. Representa um esforço conjunto em prol da transparência, da confiança e do fortalecimento das instituições brasileiras”, enfatizou.
Além do diretor-geral do TSE, compuseram a mesa de encerramento os coordenadores das Comissões do evento: Grace Porto dos Santos Veras, da Organizadora e Reguladora; Júlio Ferreira de Andrade, da Avaliadora; e Júlio Valente, secretário de Tecnologia da Informação (STI/TSE).
Transparência e confiabilidade
Na ocasião, Júlio Ferreira de Andrade, juiz auxiliar da Presidência do TSE e coordenador-geral dos trabalhos, disse que, “mais uma vez, o Teste Público de Segurança dos Sistemas Eleitorais consolida que a Justiça Eleitoral não tem nada a esconder, muito ao contrário, assegura total transparência, maturidade do sistema eleitoral e a confiabilidade da urna eletrônica”.
No encerramento, investigadoras e investigadores receberam certificados de participação em reconhecimento pela contribuição à democracia brasileira e pela dedicação à elaboração, apresentação e execução dos planos de teste.
Sucesso
Na avaliação do coordenador de Infraestrutura de Tecnologia da Informação (Coinf) do TSE e membro da comissão reguladora do evento, Cristiano Moreira Andrade, a semana foi bem-sucedida, tanto pela robustez do sistema eleitoral quanto pela aproximação com a comunidade. Ele destaca que os participantes puderam comprovar a solidez da urna eletrônica e dos sistemas que a acompanham. Como integrante da comissão desde o primeiro Teste Público da Urna, ele observa que o perfil do público mudou ao longo do tempo.
“No início, participaram principalmente pessoas ligadas a partidos políticos. Em seguida, o interesse passou a vir de empresas. Atualmente, predominam participantes da sociedade, do meio acadêmico e estudantes que buscam entender como a urna eletrônica e os sistemas eleitorais funcionam, quais são as barreiras de segurança e se é possível superá-las”, afirmou Cristiano Moreira Andrade.
Cristiano Andrade relata que ninguém conseguiu identificar falhas críticas, mas houve sugestões de melhoria e aprimoramento, que serão analisadas com atenção pelo Tribunal Superior Eleitoral e poderão ser implementadas em novos aprimoramentos.
Teste de Confirmação
O Teste de Confirmação será realizado em maio de 2026, ocasião em que os participantes da primeira etapa do Teste voltarão ao Tribunal para verificar se os aprimoramentos feitos pela equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE foram suficientemente robustos para barrar as investidas.
MC, RL/AN/DB

ENG
ESP
