TRE-TO conscientiza jovens eleitores por meio de ações educativas
TRE-TO conscientiza jovens eleitores por meio de ações educativas

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) realizou, nesta segunda-feira (10), ações educativas no Colégio Específico e Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto para conscientizar os alunos sobre o voto consciente e explicar o procedimento da votação paralela.
Servidores do TRE-TO apresentaram a peça teatral “Voto Vendido: Consciência Perdida” e explicaram o funcionamento da votação paralela para os alunos das instituições de ensino.
“Voto Vendido: Consciência Perdida”
A peça “Voto Vendido: Consciência Perdida” foi escrita pelo coordenador de Serviços Gerais do TRE-TO, Marcos Leôncio, e encenada pelos também servidores Renato Beserra dos Reis, Olga Barroso de Sousa, Sergio Francatti do Nascimento e Dourival Reis Filho.
A estudante do 3º ano da Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto Laryssa Mendanha afirma que “a peça é interessante, incentiva a não vender seu voto e ajuda a conscientizar para eleger as melhores pessoas para nos representar, pois vender seu voto é como vender sua opinião”.
Votação paralela
A secretária de Gestão de Pessoas (SGP) do TRE-TO, Cristiane Boechat, a chefe da seção de Biblioteca e Arquivo (Sebia), Maria Zita Rodrigues, e o coordenador de Suporte e Infraestrutura (CSI), Valdenir Borges Júnior, também integrantes da Comissão da Votação Paralela, explicaram os procedimentos da votação paralela e a necessidade da colaboração dos estudantes com os votos em cédulas.
A votação paralela é realizada desde 2002 no Brasil, por meio dos Tribunais Regionais Eleitorais. No dia pleito eleitoral, é feita votação por amostragem por meio de votos em cédulas de papel, no caso, solicitadas nas instituições educativas na semana anterior às eleições, e depois contabilizados nas duas urnas sorteadas para o processo.
De acordo com o coordenador da CSI, Valdenir Borges Júnior, “a votação paralela é uma forma de auditoria para verificar os procedimentos de votação nas urnas eletrônicas”.
Dúvidas
Dentre os assuntos mais abordados pelos questionamentos dos estudantes estavam voto nulo, denúncias de crimes eleitorais e propagandas em carros de som, que foram respondidos pelos servidores.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do TRE-TO