Clica e Confirma destaca os 29 anos das urnas eletrônicas nas eleições
Programa mostra que a urna foi a resposta para eliminar fraudes no sistema de votação e apuração, que ocorriam de forma manual

O programa Clica e Confirma desta semana destaca a evolução da urna eletrônica. O equipamento completou 29 anos de implantação no último dia 13 de maio. A urna surgiu nas eleições como resposta para extinguir fraudes como a manipulação de votos dados em cédulas de papel e a inserção de votos falsos nas urnas, quando a votação e a apuração dos resultados eram feitas de maneira manual.
Atualmente, dos mais de 150 milhões de eleitoras e eleitores aptos a votar, cerca de 86% — mais de 137 milhões de pessoas — já possuem dados biométricos cadastrados na Justiça Eleitoral, o que garante ainda mais segurança na hora da identificação dos eleitores.
O Clica e Confirma traz a mensagem da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, que reforça a necessidade de a eleitora ou o eleitor que não votou, não justificou e nem pagou as multas referentes às três últimas eleições consecutivas, incluindo os pleitos suplementares, regularizar a situação e evitar que o título de eleitor seja cancelado. O prazo para colocar o documento em dia vai até segunda-feira (19 de maio).
O programa
É possível ouvir e baixar o Clica e Confirma na seção Rádio do TSE ou no canal do TSE no Spotify e na plataforma Apple Podcasts. Além disso, você pode acessar o programa pelo canal da Justiça Eleitoral no YouTube.
Produzido pela Secretaria de Comunicação e Multimídia do TSE, o programa também é veiculado pela Rádio Justiça e por outras emissoras parceiras da Justiça Eleitoral em todo o país.
EM/MM