Página do TSE no Twitter completa três anos nesta segunda-feira (22)

Página do TSE no Twitter completa três anos nesta segunda-feira (22)

Imagem ilustrativa de internet, usado no lançamento do portal do TRE-AP

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Há três anos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou mais um canal de comunicação, com o objetivo de aproximar ainda mais a Justiça Eleitoral dos cidadãos, mais especificamente, dos eleitores brasileiros: a página oficial do TSE no Twitter. Hoje, a página conta com mais de 39,6 mil seguidores e mais de 4,3 mil postagens. Para conhecer a ferramenta, acesse http://twitter.com/tsejusbr.

Ao seguir o TSE no Twitter, os usuários têm acesso, em primeira mão, às decisões mais relevantes do Tribunal e se informam sobre as principais ações da Justiça Eleitoral no que se refere às eleições brasileiras e à prestação de serviços aos eleitores, entre outros temas. Na página, também são replicadas as principais notícias dos Tribunais Regionais Eleitorais.

Assim como o TSE, os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) também estão, a cada dia, ampliando seus canais de comunicação por meio da adoção das novas mídias para disseminar suas ações e atividades. Dos 27 TREs, apenas dois (Mato Grosso do Sul e Pará) ainda não contam com páginas oficiais no Twitter.

Na visão do coordenador de Imprensa do TSE, Luiz Felipe Neves, “no atual mundo digital, onde parte das relações interpessoais se desenvolve por meio das mídias sociais, o Twitter destaca-se como uma importante ferramenta de comunicação”. Para ele, apesar da limitação de caracteres (140), o Twitter permite uma comunicação rápida e objetiva, atuando em conjunto com o espaço de notícias da Justiça Eleitoral no portal do TSE.

Ele explica que o Twitter é utilizado, principalmente, para transmitir pequenas mensagens aos eleitores, bem como com a finalidade de alertar o eleitor para algum tema ou serviço da Justiça Eleitoral, indicando ao mesmo onde encontrar uma informação mais completa, ou seja, no Portal do TSE.

Para Luiz Felipe Neves, “sem dúvida, as mídias sociais, entre elas o Twitter, contribuem para a divulgação e a devida publicação dos atos do Poder Judiciário, que em algum momento poderá ser uma decisão relevante para o dia a dia do eleitor e que lhe garanta direitos; em outro pode ser um serviço prestado pela Justiça Eleitoral”.

O Twitter é uma rede social e servidor para microblogging, que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos, em textos de até 140 caracteres, os chamados “tweets”. Segundo o Portal G1, a rede social completou sete anos de existência no último mês de março, tendo mais de 200 milhões de usuários em todo o mundo.

Atualmente, o Brasil é o segundo país com o maior número de usuários do Twitter. Com mais de 33,3 milhões de brasileiros inscritos na ferramenta, o Brasil fica atrás apenas dos Estados Unidos, que contam com cerca de 108 milhões de usuários.

Canal oficial no YouTube

Outra ferramenta de comunicação da Justiça Eleitoral é o canal do TSE no YouTube, que começou a funcionar em setembro de 2010. Até hoje, o canal já tem mais de 1,8 mil vídeos postados, que foram visualizados mais de 630 mil vezes. A página, disponível no endereço http://www.youtube.com/justicaeleitoral, também conta com cerca de 1,6 mil usuários inscritos de diversos países do mundo.

O canal disponibiliza vídeos sobre as atividades do Tribunal e os principais julgamentos do Plenário do TSE, além de reportagens e documentários acerca das eleições, do processo eleitoral, da história da Justiça Eleitoral no país e da evolução tecnológica da votação brasileira, com matérias sobre a urna eletrônica e a identificação do eleitorado por meio da biometria.

No endereço também é possível assistir às edições do programa Brasil Eleitor, produzido sob a supervisão da equipe de jornalismo do Tribunal e que também é veiculado pela TV Justiça e pela TV Cultura.

O canal do TSE no principal portal de vídeos da web é resultado de uma parceria entre o Tribunal e a empresa Google, administradora do site YouTube.

LC/LF

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