Secretário do TSE recebe pela 2ª vez Prêmio Profissional de Tecnologia da Informação

Veja reportagem sobre o assunto.
Nesta quinta-feira (21), o secretário de Tecnologia da Informação (TI) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Giuseppe Dutra Janino, receberá o Prêmio Profissional de Tecnologia da Informação 2013, no segmento “Judiciário”. A cerimônia de entrega do prêmio será às 19h, no Buffet Villa Vérico, localizado na Rua Santa Justina, 329, Vila Olímpia, São Paulo-SP. Serão premiados, ao todo, 45 profissionais.
Esta será a segunda vez que Janino receberá o prêmio, concedido pelo jornal especializado Informática Hoje. Em 2012, ele foi premiado no segmento “Governo Federal”.
Para Janino, “a premiação é um reconhecimento da excelência da instituição, do serviço prestado pela Justiça Eleitoral em prol da transparência e segurança do processo eleitoral, garantindo a fidedignidade da vontade do eleitor no momento do sufrágio”. “Tudo começou em 1996, quando a Justiça Eleitoral apostou numa quebra de paradigma, passando para um processo célere, seguro e evoluído, conforme a tecnologia evolui”, destaca Janino.
O prêmio é um reconhecimento da relevância dos projetos de TI implementados por profissionais e equipes de 15 categorias, entre elas Bancos, Comércio, Finanças, Governo Estadual/Municipal, Governo Federal, Indústria/Consumo, Indústria/Geral, Judiciário, Saúde, Serviços e Utilidades.
Os ganhadores são escolhidos após indicação de um Conselho de Notáveis, composto por mais de 500 pessoas, entre representantes das entidades do setor e de empresas fornecedoras de soluções de TI, além dos profissionais eleitos nas edições anteriores da premiação.
Outros prêmios
Giuseppe Janino é servidor da Justiça Eleitoral há 18 anos e desde que passou a integrar o TSE tornou-se coautor do projeto da urna eletrônica. Secretário de TI do Tribunal desde maio de 2006, Giuseppe Janino já recebeu diversos prêmios e homenagens na área de Tecnologia da Informação.
Ele já foi condecorado, por exemplo, com o Prêmio Notabile por três vezes. Em 2013, foi premiado na categoria “Personalidade mais Inovadora dada a um Chief Information Officer (CIO)” e, no ano anterior, na categoria “Personalidade Mais Influente”. Já em 2010, Janino foi escolhido como “Personalidade mais inovadora na categoria governo”. O prêmio é um dos maiores e mais reconhecidos do Brasil na área de TI e é promovido pela IT4CIO e pelo Instituto Sem Fronteiras (ISF).
Em 2009, Janino recebeu dois prêmios referentes ao trabalho desenvolvido pelo sistema eletrônico de votação brasileiro. O prêmio Tecnologia, Inovação e Progresso – concedido pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net) e também pela George Washington University – foi entregue a Janino pela categoria governamental. Já o Prêmio CIO do Ano de 2009 foi concedido pela revista Info Corporate, da Editora Abril.
LC/SF